Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro
Os brasileiros percorrem, em média, mais de 70 quilômetros (km) para comprar calçados, roupas, móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os dados são da pesquisa Regiões de Influência das Cidades (Regic), com base em dados de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o estudo, muitos brasileiros precisam se deslocar de sua cidade até outro município para comprar esses itens. A média de deslocamento no país para comprar roupas e calçados é de 78 km, enquanto para comprar eletroeletrônicos e móveis, pessoas precisam se deslocar a municípios 73 km distantes de suas cidades, em média.
De acordo com o gerente da pesquisa, Bruno Hidalgo, o objetivo do estudo é auxiliar gestores a planejarem o deslocamento de pessoas durante a pandemia do novo coronavírus (covid-19).
“As cidades que são destinos recorrentes para realização de compras dos itens investigados pela pesquisa podem sofrer redução de vendas específicas durante esse período de pandemia em razão de receberem menos consumidores do que o habitual”, explicou.
A distância percorrida varia de estado para estado. No Amazonas, por exemplo, é preciso percorrer até 388 km para comprar eletrônicos e móveis e 342 km para comprar itens de vestuário. Já em Santa Catarina, os deslocamentos são de apenas 33 km para comprar eletrônicos e móveis e 36 km para comprar itens de vestuário.
A pesquisa também identificou as aglomerações urbanas que mais atraem compradores de outros municípios, para esses tipos de comércio. São Paulo, Goiânia, Belo Horizonte, Fortaleza e Belém funcionam como principais polos de atração para moradores de outros municípios.
A pesquisa completa pode ser consultadas no site do IBGE.