A proximidade com o período das festas e o aumento no número de visitantes que estão fomentando cadeias econômicas podem ser fatores que influenciam o saldo positivo na geração de empregos. De acordo com o Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia, 141 vagas foram criadas em Petrópolis no mês de novembro. No acumulado entre janeiro e novembro foram 508 vagas positivas.
Os setores que se destacaram foram comércio e serviços. Só o setor de comércio criou 121 postos de trabalho. “O final do ano costuma ser uma época em que aumentam as contratações justamente por conta do otimismo do empresariado com relação ao movimento maior na cidade. O Natal Imperial vem trazendo muitos turistas na cidade e acreditamos que esse também seja um fator que contribui para as contratações”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
Também registraram saldo positivo na contratação os setores: metalúrgico, hotéis, bares e restaurantes, imobiliário, alimentício, serviços médicos e indústria mecânica.
No âmbito nacional, foram criados 99,2 mil empregos em todo o país, o melhor resultado desde 2010. Também puxaram a alta os setores de comércio e serviço. “A expectativa para os próximos meses é positiva. Esperamos que os empregos temporários criados nessa época do ano sejam, pelo menos em parte, efetivados e os setores continuem pontuando os índices de crescimento no próximo ano”, contou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
No acumulado entre janeiro e novembro foram 508 vagas positivas. O número é positivo com relação aos saldos referentes aos últimos anos. Em 2015 o saldo do ano (janeiro a dezembro) foi negativo, de 2010 vagas e em 2016, ao considerar o mesmo período, o saldo também foi negativo: 1887 vagas. Em 2017 o saldo foi negativo de 1531. Já em 2018 o saldo foi positivo de 251 vagas.