Destaques Política Últimas Notícias

Câmara aprova criação do Banco Municipal de materiais ortopédicos

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (24), um Projeto de Lei de autoria do vereador Fred Procópio que solicita a criação do Banco Municipal de Materiais Ortopédicos. A ideia é que seja abastecido por materiais ortopédicos usados ou novos, doados pela comunidade, e destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados através do Sistema Único de Saúde – SUS.

De acordo com o vereador, o objetivo é atender a população menos favorecida financeiramente, proporcionando, quando necessário, o uso gratuito de cadeira de rodas e de banho, muleta, andador, bengala, cama hospitalar, tipoia, prótese, entre outros. “É de conhecimento que há pessoas carentes que necessitam de materiais ortopédicos e não possuem condições para adquiri-los, enquanto há outros que já fizeram uso dos mesmos e não os estão mais utilizando, não havendo um local fixado para que possam destinar esse material. Por isso, a necessidade de existir um local determinado para que os donos destes materiais possam doá-los e possam beneficiar outros usuários”, justifica.

A proposta é que o Poder Executivo, através da secretaria competente, seja responsável pelo recebimento e cadastramento de pessoas que integram este sistema, além da logística para a cessão gratuita dos materiais àqueles que necessitarem. “A avaliação deverá ser feita por uma assistente social e, após o uso do material, a pessoa deverá devolvê-lo nas condições em que o recebeu”, explica Procópio.

Para viabilizar o funcionamento do Banco, a Prefeitura deverá estimular campanhas de voluntariado com as Secretarias Municipais, entidades de classe, associações comunitárias e Organizações não Governamentais -ONGs, incentivando doações por parte de pessoas físicas e jurídicas.

O Projeto segue para sanção do Executivo.

Related posts

PM fez duas apreensões de drogas neste sábado

admin

Desocupação cresce em 16 unidades da federação no primeiro trimestre

admin

Caixa paga parcela do auxílio emergencial a 3,3 milhões de pessoas

admin

Deixe um comentário