Cidade Destaques Últimas Notícias

Câmara realiza audiência pública para análise das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2022

A Câmara Municipal realizou nesta quarta-feira (28), audiência pública para demonstração e avaliação das metas fiscais do Segundo Quadrimestre de 2022. O encontro foi conduzido pelo vereador Fred Procópio (PL), presidente Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa.

Esta audiência pública tem como objetivo informar à população sobre a situação orçamentária do município e serve para o Legislativo ajudar a fiscalizar as ações do Pode Executivo. Os dados apresentados mostraram que o município arrecadou com Tributos Municipais até o Quadrimestre de 2022, mais de 113 milhões de reais com IPTU e pouco mais de 71 milhões com ISS. No quadrimestre, o município teve receita bruta de aproximadamente 488 milhões de reais. Deste valor, a despesa empenhada com saúde chegou a 32% e com educação a 25%. Já as despesas liquidadas foram de cerca de 34% com saúde, 22% com educação e 8% com saneamento básico.

As despesas com pessoal do Executivo, no período de Setembro de 2021 a Agosto de 2022 ficaram em R$ 620.692.395,94, já as despesas com pessoal do Legislativo, chegaram a R$ 20.724295,39.

Durante a audiência, foi questionado sobre quais seriam as ações do Município em relação ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, já que o mesmo possui um valor considerável para investimento. Paulo Patuléa, Contador Geral do Município, explica que todos os setores estão sendo acompanhados e que existe um processo. “Estamos em constantes reuniões, avaliações para cumprir todos os índices de valores constitucionais e para que todas as metas sejam atingidas. É um estudo que já está sendo preparado para que o saldo seja utilizado com responsabilidade”, justifica.

O vereador Fred Procópio questionou como irá ficar a inconsistência entre os balanços da Prefeitura e do Hospital Alcides Carneiro, uma vez que o HAC informa que existem débitos a serem pagos e o Executivo diz que não existem pendências. “Os balanços serão revisados e se realmente tiver um passivo, precisamos que ele seja enxugado. Iremos analisar cada tributo, pois isso, no passado, realmente não foi feito. Eu acho que o HAC, em tributos, tem que ter uma imunidade tributaria. Precisamos analisar e estamos com foco nisso. Queremos enxugar, reduzir e ver as prescrições que estão acontecendo. Estamos trabalhando para uma melhor transparência de todos os números e encaminhamento das informações”, respondeu Patuléa.

A audiência também contou com a presença dos vereadores, Hingo Hammes, Dr. Mauro Peralta, Gil Magno e Octávio Sampaio. Representando a Prefeitura estavam presentes o Controlador Geral do Município, Thiago Mesquita Gibrail, o Contador Geral do Município, Paulo Roberto Borges Patuléa, Secretário de Fazenda, Juarez dos Reis Borges, e Alexandre Vicente Rego Silva, Chefe de Núcleo Procedimentos Orçamentários.

Related posts

Cinco grandes eventos em Petrópolis têm datas confirmadas para 2025

admin

Teto do crédito consignado do INSS sobe para 1,97% ao mês

admin

Sem redes sociais não haveria tentativa de golpe, avalia especialista

admin

Deixe um comentário