Cidade Destaques Últimas Notícias

Campanhas contra pólio e multivacinação prorrogadas até o fim de setembro

As campanhas de intensificação de vacinação contra a poliomielite para meninos e meninas menores de 5 anos e a multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos, foram prorrogadas. A medida foi tomada depois da recomendação do Ministério da Saúde, estendendo a mobilização até o dia 30 de setembro, com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal. Petrópolis tem obtido resultados melhores do que a maioria das cidades pelo país, estando acima da média nacional de imunizações relacionadas ao calendário de vacinas de rotina, mas a cidade segue em busca da meta de mais de 90% de cobertura.

“Entre as 11 principais vacinas de rotina, o município está com mais de 10 pontos à frente da média nacional. Isso demonstra que temos nos esforçados e garantido bons resultados para a nossa cidade. Porém, vamos seguir trabalhando para termos um percentual ainda mais alto, alcançando as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. É fundamental que os pais e responsáveis estejam conscientes da importância desse ato, pois não estão protegendo apenas os seus filhos, mas toda a população”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Na cidade, a maior diferença no percentual de cobertura está na vacina contra hepatite B, aplicada em bebês com até 30 dias de vida. Enquanto, no país, a média de cobertura está em 51,21%, Petrópolis alcançou 84,01%. Já na vacina BCG, enquanto a média nacional de cobertura entre os meses de janeiro e agosto de 2022 não passou de 58,53%, Petrópolis atingiu a marca de 69,59% do público alvo. Os resultados da campanha de vacinação contra a poliomielite na cidade também são melhores do que no restante do país: Petrópolis tem 55,53% do público imunizado, contra 49,27% na média nacional.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, além das campanhas, a Divisão de Imunização tem realizado ações itinerantes para a atualização da caderneta de crianças e adolescentes. Desde o mês de maio, equipes da Secretaria de Saúde estão percorrendo todas as comunidades da cidade, do primeiro ao quinto distrito.

“Petrópolis tem atuado de forma incisiva para melhorar a cobertura das vacinas do calendário e evitar a volta de doenças que são imunopreveníveis, como a poliomielite, que está erradicada no Brasil desde 1994. Estamos trabalhando e nos empenhando para garantir que atingiremos as metas de 90% para as vacinas BCG e Rotavírus e 95% para as demais, até o fim deste ano, mas alcançar essas metas depende de a população ir aos postos vacinar”, frisa Thayene Varela, chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde.

Related posts

Câmara Municipal de Petrópolis busca acordo com empresa GE CELMA para recuperação de recursos

admin

Consumidor poderá fazer compras com crédito via Pix, diz Campos Neto

admin

Governo desiste de fracionar parcelas do auxílio emergencial

admin

Deixe um comentário