Petrópolis foi escolhida para sediar uma capacitação para coordenadores do Criança Feliz promovido pelo Governo do Estado. A cidade é referência na execução do programa, recebendo avaliação positiva da Unesco, parceira do Ministério da Assistência Social no monitoramento do Criança Feliz em todo o país.
O curso de capacitação “Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – CDC”, será ministrado entre os dias 23 e 27 de março, no Centro de Cultura Raul de Leoni, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305. Serão realizadas atividades teóricas e práticas. O objetivo é capacitar supervisores/coordenadores de 13 municípios que desenvolvem o programa, como informa a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos (SEDSODH), executora da capacitação.
O Criança Feliz em Petrópolis, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, acompanha atualmente 600 famílias. O trabalho consiste em aplicação de metodologia específica para gestantes, – prestando orientações sobre os cuidados na gravidez por meio de visitas mensais; acompanhamento de crianças de zero a três anos, beneficiárias do Bolsa Família e de crianças de zero a seis anos, beneficiárias de Benefícios de Prestação Continuada, que recebem visitas semanais.
No município, o programa conta com dois coordenadores e 23 visitadores domiciliares. Em dezembro de 2019, uma consultora da Unesco esteve em Petrópolis e avaliou a aplicação do programa na cidade. Ela destacou o comprometimento dos funcionários da Secretaria de Assistência Social envolvidos no programa e a integração entre secretarias para o desenvolvimento do programa.
“É muito importante que Petrópolis seja sede de um encontro como esse, organizado pelo Estado. Isso mostra o quanto nossa equipe está empenhada, e com isso, os resultados são reconhecidos não só pelos nossos usuários, mas também por toda a rede de atendimento do Estado do Rio de Janeiro”, disse a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.
O Programa Criança Feliz é uma ação do Governo Federal, de caráter intersetorial, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares que buscam envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.