A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe no dia 27 de maio a Camerata da Escola de Educação Integral Padre Quinha, composta por ex-alunos. O evento será às 18 horas.
O repertório da apresentação vai incluir interpretações de clássicos como a 9ª Sinfonia de Beethoven, Danúbio Azul, a conhecida valsa de Johann Strauss; assim como Trenzinho Caipira, do renomado compositor e maestro brasileiro, Heitor Villa-Lobos.
O evento tem apoio do Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Retomada Cultural 2.
Os ingressos para assistir a camerata custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). O local possui estacionamento rotativo. A Casa de Petrópolis fica na Avenida Ipiranga, nº 216, no Centro.
Sobre a escola
Localizada no Vale do Cuiabá, a Padre Quinha é uma escola de aplicação da metodologia do Instituto Superior de Educação Pró-Saber e funciona por meio de uma parceria público-privada, integrando também a rede municipal de ensino.
Com uma proposta diferente dos currículos tradicionais, a instituição busca caminhos através da arte para contribuir na construção da autonomia das crianças, ou seja, para que elas cresçam com pensamento crítico e criatividade apurada.
Nesse contexto, a música aparece como uma ferramenta essencial e não simplesmente como uma atividade extracurricular, atravessando todas as disciplinas, integrando a grade curricular e ajudando a criar conexões entre os conteúdos estudados a partir do encantamento que a arte promove.
“Entre melodias e silêncios, a harmonia se dá de forma eficiente na formação integral das crianças, e na busca por verdadeiras transformações sociais. É também uma proposta de trabalhar pela dignidade humana, por um novo humanismo”, diz Maria Cecília Almeida, Mestre em Educação e reitora do Pró-Saber.
Todas as crianças da escola, da Educação Infantil ao 5º ano, assim como os ex-alunos que retornam ao espaço no contraturno para participar do Integral II, estudam música.