Cidade Destaques Últimas Notícias

CDL Petrópolis lança o projeto “Escola Tech” com a montagem de salas de informática em unidades públicas

Um novo horizonte de oportunidades educacionais se abre para as crianças da Escola Municipal Santa Maria Goretti, no Bingen, com o lançamento do projeto “Escola Tech”. A unidade vai funcionar como projeto-piloto de uma ação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, em parceria com a Mitra Diocesana e a prefeitura para dotar escolas da rede pública municipal de salas de informática.  Todo o material, incluindo dez computadores, foram doados por empresas que estão aderindo o projeto que inicia atendendo a 80 estudantes em contraturno. O projeto foi lançado nesta terça-feira (19) e recebido com festa pelos alunos que participaram da inauguração da sala de informática Monsenhor Paulo Daher, uma homenagem ao sacerdote que exerceu o magistério por mais de 30 anos e era entusiasta da educação.

O Escola Tech tem como objetivo democratizar o acesso à tecnologia e à educação de qualidade, proporcionando um laboratório de informática totalmente equipado para alunos da escola. O projeto não apenas angaria doações de computadores usados das empresas locais, mas também se responsabiliza pela revisão e manutenção desses equipamentos, garantindo que eles estejam em perfeitas condições de uso. Além disso, a CDL Petrópolis realiza todas as instalações elétricas e de cabeamento necessárias na sala de aula designada para o laboratório, garantindo um ambiente propício ao aprendizado.

“É necessário que os estudantes sejam preparados para um mundo cada vez mais digital e isso começa com o equipamento necessário para as aulas. O projeto está estrategicamente planejado para ser expandido para outras escolas públicas da cidade, proporcionando benefícios educacionais a um número cada vez maior de estudantes”, aponta o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.

Cláudia Guedon, diretora da unidade, está entusiasmada com o início das aulas  que vão abranger alunos de 1° ao 5° do ensino fundamental, faixa etária de 9 a 11 anos e também estudantes de 6° ao 9° ano, que têm entre 12 e 14 anos.  Estes estudantes fazem parte do Projeto Espiral que visa a recomposição da aprendizagem, garantindo as habilidades básicas do ciclo de alfabetização e promovendo a inclusão dos alunos que estão em defasagem.

Com os equipamentos de informática, os alunos poderão trabalhar pesquisa e, consequentemente, melhorar na escrita e português, além de desenvolverem demais habilidades com acesso a temáticas variadas.  “Estamos felizes em ser o início deste projeto e temos certeza que irá contribuir para a formação das crianças. É uma oportunidade de aprendizagem, de estar mais tempo na escola e a gente fica muito entusiasmados porque o projeto acredita na potencialidade de nossos alunos”, afirma Cláudia Guedon. 

Na inauguração as estudantes Alice Moreira Martins de Sá e Maria Clara Kronenberger falaram em nome dos alunos e comemoraram  a ação: “é uma sala muito importante para todos os alunos da escola e agradecemos muito a oportunidade”, disse Alice, sentimento acompanhado por Maria Clara, que ressaltou que os equipamentos “vão facilitar os estudos e ajudar muito no dia a dia”.

O “Escola Tech” também está convidando empresas locais a se unirem a esta nobre causa, doando equipamentos e recursos financeiros para ampliar seu impacto. “Com o envolvimento da comunidade e o compromisso da CDL Petrópolis, o projeto promete ser um catalisador de mudanças significativas na educação pública da cidade”, pontua Cláudio Mohammad.  Segundo ele, o projeto-piloto na Escola Municipal Santa Maria Goretti é apenas o começo de uma jornada frutífera. “Estamos ansiosos para contribuir em transformar o cenário educacional da cidade e garantir que todas as crianças tenham a oportunidade de prosperar em um mundo digital”, completa.

A inauguração da sala de informática foi acompanhada por representantes da Mitra Diocesana como Maria Nilva Corsini, coordenadora das escolas paroquiais e Cristiane Noel Souza da Cruz, do projeto Virtudes, nas escolas paroquiais. Também teve a presença de Juliana Gimenez, da inspeção escolar da secretaria municipal de Educação.

Related posts

FAB leva 1,9 tonelada de equipamentos para São Gabriel da Cachoeira

admin

Petrópolis confirma morte de um profissional da saúde por Covid-19

admin

Resultado do concurso do INSS está disponível para consulta

admin

Deixe um comentário