Destaques Educação Últimas Notícias

Ceará forma educadores em curso de pedagogia intercultural indígena

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Sessenta e seis educadores concluíram o curso Cuiambá Pedagogia Intercultural Indígena Magistério Tremembé, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, no Ceará. Os profissionais vão atuar em nove escolas nas aldeias Tremembé, nos municípios de Itarema e Acaraú. 

O curso é oferecido pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A proposta é fortalecer temas como a demarcação de terras, além da possibilidade de uma educação diferenciada. 

Parcerias

O curso também tem como parceiros o Conselho Indígena Tremembé de Almofala, as secretarias de Educação do Ceará e de Itarema e a Igreja Metodista do Brasil. Cuiambá é o nome dado a um suporte, feito da cuia da cabaça, no qual os Tremembé consomem o mocororó, bebida ritual feita do caju.  

“A formação de professores indígenas, habilitados como pedagogos interculturais, tem fortalecido saberes tradicionais e valorizado profissionais que estão em sala de aula”, disse a Capes, por meio de nota.

Related posts

ACRJ e BB lançam campanha de negociação de dívidas para empresas de Petrópolis e região

admin

Projeto de Lei inclui a Corrida do Trabalhador no calendário oficial de Petrópolis

admin

Comissão Especial da Câmara define data para entrega de relatório e fiscalização sobre a situação da saúde mental em Petrópolis

admin

Deixe um comentário