Cidade Destaques Últimas Notícias

Centro de Cultura Raul de Leoni recebe exposição do renomado fotojornalista Evandro Teixeira sobre ditaduras no Brasil e Chile

O Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis, recebe neste sábado (28), às 19h, a exposição “Evandro Teixeira, Fotojornalismo e Ditadura: Brasil 1964/Chile 1973”. A exposição apresenta o trabalho do fotojornalista Evandro Teixeira, com imagens que documentam momentos emblemáticos das ditaduras nos dois países da América Latina.

O evento, aberto ao público, irá contar ainda com a mesa redonda “Para que não se esqueça, para que não mais aconteça”,  com a participação de Ivo Lesbaupin, teólogo e doutor em Sociologia, e Magali do Nascimento Cunha, jornalista e doutora em Ciências da Comunicação. A exposição faz parte do projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”. 

Nascido em Irajuba, na Bahia, Evandro Teixeira cobriu momentos marcantes das ditaduras no Brasil, como o golpe de 1964 em 1º de abril, quando entrou no Forte de Copacabana e testemunhou a chegada ao local do general Humberto Castello Branco. Também registrou as manifestações do movimento estudantil em 1968 e a repressão da ditadura militar. No Chile, fez a cobertura em 1973 do golpe militar que derrubou Salvador Allende e instituiu a ditadura de Pinochet. Também registrou os momentos que se seguiram à morte do poeta Pablo Neruda.

O fotojornalista é homenageado em uma das poesias de Carlos Drummond de Andrade: “Diante das fotos de Evandro Teixeira”, que compõe as páginas de seu último livro publicado em vida: “Amar se aprende amando”. Ao longo de sua carreira, Evandro conquistou prêmios como da Sociedade Interamericana de Imprensa, em 1969; de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em 2010; e Brasil Fotografia, em 2016.

“Esta exposição da arte fotográfica de Evandro Teixeira constitui uma inestimável contribuição ao esforço para que os anos de chumbo jamais se apaguem da memória nacional e impeçam que, no futuro, se repita aquela passado de opressão, dor, morte e tirania”, afirma Frei Betto no artigo: “O olho crítico de Evandro Teixeira”. 

Para Maria Helena Arrochelas, diretora do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), apoiador do projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”, o debate neste sábado representa uma oportunidade de discutir a importância da memória histórica e os impactos das ditaduras na democracia.

O projeto “2024: Valores da Democracia Hoje” é uma iniciativa da Associação do Amigos do Dr. Alceu/AADA, do CAALL, da Casa Stefan Zweig, Faculdade Arthur Nelson de Sá Earp/FASE, do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC, da Livraria Nobel,do Museu Imperial, da Universidade Cândido Mendes/UCAM, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Related posts

Câmara aprova indicação que pede regulamentação emergencial para transporte alternativo na cidade

admin

Correios entram com dissídio coletivo no TST

admin

Encontro no CTO Petrópolis destaca importância do acesso a cuidados paliativos no SUS por pacientes em tratamento contra o câncer

admin

Deixe um comentário