O Centro de Saúde Coletiva recebeu um novo aparelho auditivo para atendimento realização do “teste da orelhinha” das crianças atendidas no local. O otoacústico, para examinar a integridade das vias auditivas entre o segundo e terceiro dia de nascimento dos bebês, foi entregue à unidade pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde.
“O aparelho permite o auxílio no diagnóstico precoce de problemas auditivos nos recém-nascidos. Ele já está em funcionamento e representa avanço no monitoramento estratégico de prevenção”, explica o prefeito Rubens Bomtempo.
“O novo aparelho representa um grande ganho no atendimento oferecido aos pacientes, pois qualifica e aumenta a capacidade de realização dos exames na própria unidade ”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. “Certamente nos auxiliará em nossas demandas diárias, ampliando ainda mais o atendimento à população”, complementa a diretora do Centro de Saúde, Célia Bretâs.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 288 milhões de pessoas sofrem com perdas auditivas de grau moderado a profundo, sendo que metade desses casos poderia ser prevenida. Isso porque, seus efeitos seriam minimizados se a intervenção fosse iniciada precocemente, pois são raros os casos que não têm tratamento.