Cidade Destaques Últimas Notícias

Cineclube Raul Lopes celebra mês das Mulheres com exibição do curta premiado “The Breeding Shed” e longa francês “Uma Canta, a Outra Não”

O Cineclube Raul Lopes exibe nesta quinta-feira, 28, as produções “The Breeding Shed” de Celina Torrealba e o longa francês “Uma Canta, a Outra Não” da diretora Agnes Varda – uma homenagem ao Mês das Mulheres. Com entrada franca, a programação acontece na Sala Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro. Após a sessão, haverá debate com a diretora Celina Torrealba e a professora de literatura da UERJ, Cassiana Lima Cardoso.

O curta “The Breeding Shed” (EUA, 2022) é um documentário que mergulha no mundo das corridas de cavalos puro-sangue na América do Norte, destacando mulheres que desafiam as normas em um ambiente dominado por homens. Situado na fazenda Three Chimneys em Lexington, Kentucky, o filme acompanha de perto três mulheres em diferentes estágios de suas carreiras na indústria, abordando questões como discriminação de gênero, remuneração desigual e condições de trabalho inseguras, enquanto destaca a importância da igualdade de gênero e da justiça social.

Já “Uma Canta, a Outra Não” é um musical feminista ambientado em Paris, 1962. A história acompanha duas jovens, Pauline e Suzanne, com sonhos e desafios diferentes. Pauline aspira ser cantora enquanto Suzanne enfrenta a maternidade após uma tragédia familiar. Suas vidas seguem caminhos distintos, com Pauline se tornando uma cantora ativista após experiências difíceis no Irã, e Suzanne trabalhando no planejamento familiar. Dez anos depois, elas se reencontram durante uma manifestação feminista, mostrando a evolução de suas jornadas.

“O cinema poético e político de Varda se destaca dos seus pares da Nouvelle Vague à medida que traz a perspectiva feminina para sua narrativa fílmica. Um feminismo criativo, que mostra tanto a subjetividade das mulheres quanto seus corpos, de maneira densa e sensível”, destaca Cassiana Lima Cardoso.

A programação do projeto “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar” é uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e tem o apoio da Prefeitura de Petrópolis e Instituto Municipal de Cultura, através da Lei Paulo Gustavo.

Convidados

Celina Torrealba é uma cineasta e produtora carioca, residente em Petrópolis há mais de 20 anos. Com formação pela New York University e Université Paris 1 Panthéon Sorbonne, possui uma sólida carreira como produtora de filmes nos EUA, incluindo “Wasp Network”, “The Lighthouse” e “Port Authority”. Além de produtora, é diretora de filmes curta-metragem como “The Breeding Shed” (2022) e “Huele la Vida” (2018). Atualmente, está na fase de pós-produção do filme “Voto de Esperança” e codirigindo um documentário sobre Squel Jorgea, porta-bandeira da escola de samba Portela.

Cassiana Lima Cardoso é formada em Letras pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado em Poética pela UFRJ (2008) e doutorado em Literatura Comparada pela mesma universidade (2014). Suas pesquisas abrangem obras de autores como Rosário Fusco e Samuel Beckett, com foco na dramaturgia e produção literária contemporânea, especialmente de autoras mulheres. Já atuou como professora-adjunta de Literatura e Língua Portuguesa no CAp-UERJ e atualmente é professora-adjunta de Literatura Brasileira e Teoria Literária na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo. Além disso, integra o Coletivo Mulherio das Letras.

Sobre o projeto

O “Cineclube Raul Lopes em Todo Lugar” promove exibições acessíveis em diversos locais e equipamentos da cidade, com a presença de convidados para debater temas variados, valorizando e difundindo cinemas periféricos, nacional e internacionalmente independentes. A itinerância da programação, proposta por amigos que acompanham o cineclube há quase uma década, aborda questões como democracia, direitos das mulheres, LGBTQI+, trabalhadores, combate ao racismo, preconceito e questões sociais. O público diversificado, composto por pessoas de todas as idades e regiões do Brasil, tanto presencialmente quanto online, compartilha o amor pelo cinema, interesse em debater filmes e aprender uns com os outros, e defende a democracia e os direitos humanos.

Sobre o cineclube

O Cineclube Raul Lopes é um espaço sem fins lucrativos dedicado a exibir filmes e promover debates. Dirigido por Lilia Monteiro e fundado em 2016, suas sessões ocorrem em vários locais, principalmente on-line após a pandemia. Com foco pedagógico para a Escola Cultural, é aberto ao público e as suas sessões são gratuitas.

Related posts

CCBB mergulha na produção afro-brasileira com mostra inédita

admin

Câmara realiza sessão solene em homenagem aos 100 anos da Academia Petropolitana de Letras

admin

Câmara alinha ações com executivo para combate ao Coronavírus

admin

Deixe um comentário