Cidade Destaques Últimas Notícias

Cláudia da Conceição é a primeira mulher a assumir o comando da Guarda Civil

Pela primeira vez na história, a Guarda Civil será liderada por uma mulher. Cláudia da Conceição assume como comandante da corporação, substituindo Jeferson Calomeni, que está se desincompatibilizando do governo municipal. Também estão deixando o secretariado da prefeitura os titulares das pastas de Defesa Civil, Paulo Renato Vaz, e de Meio Ambiente, Fred Procópio.

Cláudia da Conceição é agente há 23 anos e já tinha sido a primeira mulher a alcançar o posto de subcomandante da Guarda em julho de 2018. Em fevereiro do ano seguinte, ela ocupou o comando interinamente durante as férias de Calomeni. Agora, ela fica no cargo definitivamente.

O convite foi feito pessoalmente por Bernardo Rossi na tarde desta quarta-feira (08.04), que destacou que ela chega ao cargo em um momento único, o enfrentamento de uma pandemia. O prefeito ressaltou que Cláudia tem como missão liderar a Guarda para “proteger os petropolitanos de um inimigo invisível, que não dá para pegar”, em referência ao novo coronavírus – vetor da Covid-19.

“Acho que você, como mulher e conhecedora da Guarda, vai poder ajudar muito a cidade nisso. Você vai precisar comandar a Guarda de uma forma diferente. Nesse momento, é preciso trabalhar muito para fazer valer os nossos decretos, manter a ordem pública. É um foco diferente do que vinha sendo feito, por exemplo, nos grandes eventos, com a segurança do público. Nós estamos fazendo o dever de casa na área da segurança, mas agora nós temos que manter isso e ao mesmo cuidar da proteção da vida das pessoas”, destacou o prefeito Bernardo Rossi, desejando boa sorte para a nova superintendente geral.

“Prometo não decepcionar essa confiança dada por você, prefeito, a secretária Karina Bronzo, o coordenador Djalma Januzzi, e mais ainda a nossa Guarda Civil. A gente sempre caminhou lado a lado e agora será ombro a ombro”, disse Cláudia. Ela ainda agradeceu o empenho do prefeito em melhorar as condições de trabalho para a corporação, como a aprovação do sistema de promoção automática da Guarda, no ano passado.

Mudanças no secretariado

O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz, será substituído pelo diretor de capacitação e treinamento da pasta, Anderson Pinheiro. Na Secretaria de Meio Ambiente, Fred Procópio pediu exoneração e o substituto será anunciado nos próximos dias. Os dois ex-secretários também estão se desincompatibilizando do governo municipal.

Também deixam o governo o Superintendente de Cultura do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florêncio; o diretor de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Gil Magno; e o assessor chefe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Gustavo Cabral

Related posts

Previdência prepara mutirão para reduzir fila da perícia médica

admin

Segunda emissão de títulos verdes rende US$ 2 bi com taxas menores

admin

Prefeitura começa a instalação de cancelas automáticas na Coronel Veiga

admin

Deixe um comentário