Com a proximidade do Dia das Mães, o comércio em Petrópolis se prepara para atender à demanda intensa dos consumidores em busca de presentes especiais para homenagear mães, avós, madrinhas e figuras femininas representativas do amor incondicional. Um levantamento nacional realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em colaboração com a Offerwise Pesquisas, revelou que 78% dos consumidores têm a intenção de realizar pelo menos uma compra para a data festiva.
A CDL Petrópolis estima um movimento acelerado entre esta quinta-feira (09) e sábado. Os produtos mais procurados para presentear as mães este ano são as roupas, calçados ou acessórios (42%), perfumes (41%), cosméticos (26%) e chocolates (17%). Esse dado reflete a busca por itens que proporcionem cuidado, beleza e bem-estar, demonstrando o carinho e apreço pelos entes queridos.
Apesar do crescimento das compras online, as lojas físicas continuam sendo o principal local de compras dos consumidores, representando 74% das preferências. Deste total, 29% das compras físicas ocorrem em shopping centers, seguidos por shopping populares (16%), lojas de departamento (15%) e estabelecimentos de rua (14%). A tradição de ver e tocar o produto antes da compra ainda tem um grande peso na decisão dos consumidores.
“Temos a importância vital das lojas físicas como elementos-chave da experiência de compra. As vitrines bem cuidadas e a variedade de produtos oferecem aos consumidores uma experiência única e tangível. O bom atendimento e a qualidade dos produtos influenciam diretamente nas compras. E é essa nossa orientação aos lojistas: equipes focadas em atender às demandas dos consumidores e oferta de artigos que acompanhem os desejos do mercado”, aponta o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.
Embora a presença online esteja em ascensão, 37% dos consumidores pretendem realizar pelo menos uma compra pela internet. Os sites de varejistas internacionais (50%), seguidos por lojas de cosméticos e perfumes (46%) e varejistas nacionais (43%) são os mais citados para a compra dos presentes online. Entre os consumidores que optam por sites internacionais, os preços mais baixos (60%) e a variedade de produtos (55%) são os principais motivadores.
A pesquisa também revelou que 80% dos consumidores farão pesquisa de preço antes de efetuar a compra. A preferência por realizar a pesquisa pela internet é evidente, com 80% dos entrevistados optando por sites e aplicativos para comparar preços. No entanto, 62% ainda realizam pesquisa de preços em lojas físicas, especialmente em shoppings (42%) e lojas de rua (29%).
Compras à crédito são maioria
Quanto às formas de pagamento, 67% dos consumidores pretendem pagar os presentes à vista. O PIX (41%) e o cartão de débito (21%) despontam como os métodos de pagamento mais utilizados, enquanto 48% dos consumidores optarão pelo pagamento parcelado, com destaque para o cartão de crédito parcelado (29%).
“As diversas formas de pagamento disponíveis tornam as transações mais acessíveis e convenientes para que os consumidores demonstrem amor e gratidão. A preferência por produtos como roupas, perfumes e cosméticos reflete o desejo de proporcionar momentos especiais para as mães. Enquanto as lojas físicas continuam sendo o ponto de partida para a maioria dos consumidores, a presença online também ganha espaço, impulsionada pela busca por conveniência e variedade. O lojista precisa estar antenado a todas as tendências de relacionamento com o consumidor”, considera Cláudio Mohammad.