A prefeitura mantém atenção nas medidas de proteção à saúde dos petropolitanos e na taxa de ocupação de leitos, que permanece controlada. Por conta disso, o governo municipal vai ampliar o horário de funcionamento do comércio. A partir da próxima segunda-feira (14/09), os estabelecimentos já autorizados a abrir nas ruas Teresa ou Aureliano Coutinho e adjacências podem funcionar das 8h30 às 17h30. No Centro Histórico (Rua do Imperador) das 9h30 às 19h. Os bancos, supermercados e farmácias continuam podendo funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana.
A ampliação do horário de funcionamento do comércio está respaldada em nova nota técnica da Secretaria de Saúde e vai seguir um protocolo de segurança e prevenção à Covid-19. Nesta sexta-feira (11), a taxa de ocupação está em 42,11% de leitos de UTI em uso pelo SUS e 38,89% de leitos clínicos.
O município, com o apoio de infectologistas, segue acompanhando a curva de contaminação da doença. Vale ressaltar que as flexibilizações estão condicionadas à taxa de ocupação dos leitos hospitalares na cidade e, caso o número chegue a 80%, a prefeitura poderá voltar nas decisões, não descartando, inclusive, um possível lockdown.