Política Últimas Notícias

Comissão de Acompanhamento das Ações do Governo sobre o coronavírus conclui análise inicial de esclarecimentos recebidos

Em reunião realizada nesta quinta-feira (04.06), através de vídeo conferência pela internet, a Comissão Especial para Acompanhamento, Fiscalização e Apoio das Ações, Práticas e Programas de Combate à Disseminação da Covid-19 em Petrópolis, instalada na Câmara Municipal, encerrou a análise das respostas encaminhadas pelo Governo a quase oitenta questionamentos formulados. A Comissão é composta pelos vereadores Maurinho Branco (DEM), Silmar Fortes (PL) e Professor Leandro Azevedo (PSD).

Na próxima semana, os membros da comissão voltam a se reunir para analisar especificamente as licitações e dispensas realizadas na compra de equipamentos e serviços. Vale ressaltar que a Lei Federal nº 13.979/2020 estabeleceu, em seu art. 4º, a dispensa de procedimento de licitação prevista para aquisição de bens e serviços para enfrentamento ao surto ocasionado pelo coronavírus.

A Comissão vai solicitar que a Secretaria de Saúde mantenha a Câmara informada, semanalmente, acerca da disponibilidade de leitos comuns e de UTI´s, sobre a entrada e saída de pacientes, testagens e outras informações. “Temos acompanhado de perto as informações que são fornecidas diariamente pelo site da PMP, mas a Câmara merece, como órgão de fiscalização, um relatório mais detalhado”, explicou o vereador Maurinho Branco, dizendo que a Comissão vai tentar entrar num consenso com a Secretaria para que seja alimentada com informações mais detalhadas.

A reformulação de questionamentos não esclarecidos e a atualização de dados, referentes às áreas da saúde, da assistência social e do transporte, além dos protocolos de retomada das aulas e de abertura do comércio, foram alguns dos pontos discutidos durante a reunião da comissão. “A Comissão quer fazer, inclusive, algumas sugestões relativas a essas pastas ao Gabinete de Crise”, disse Maurinho.

A comissão está preocupada também com a eficiência das barreiras sanitárias, diante de notícias que pessoas de outras cidades estão conseguindo chegar a Petrópolis para atendimento na rede pública de saúde. “Precisamos também realizar algumas visitas pessoais, como por exemplo, aos hospitais que receberam novos leitos e também à UPA Vermelha, em Cascatinha, para conferir se todos os serviços anunciados pelo Governo estão, de fato, funcionando”, adiantou o vereador Professor Leandro Azevedo, lembrando que as visitas devem ser feitas aos setores administrativos, evitando assim riscos de contágio aos próprios parlamentares membros da comissão.

O vereador Silmar Fortes destacou a necessidade de informar aos parentes das pessoas internadas, informações mais precisas sobre os estado clínico das mesmas. “Já protocolei à Saúde e podemos fazer isso também, por meio da Comissão, pedindo uma atenção maior aos parentes dos pacientes internados. A simples informação de que o estado das vítimas é estável, muitas vezes, acaba deixando as pessoas ainda mais incertas e aflitas. A Secretaria precisa criar um protocolo que aprimore essas informações de forma diária”, concluiu.

Related posts

Relógio no Cristo Redentor alerta sobre impactos das mudanças do clima

admin

Senac RJ abre inscrições para cursos de capacitação profissional em Petrópolis

admin

Rio de Janeiro inaugura memorial às vítimas do holocausto

admin

Deixe um comentário