Destaques Política Últimas Notícias

Comissão de Finanças e Orçamento realiza audiência para apresentar as emendas da LDO 2024

Na tarde da última segunda-feira (22), a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Petrópolis realizou uma audiência pública para apresentar as emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024. A direção dos trabalhos foi do presidente da comissão, vereador Gil Magno.

A LDO é estabelecida pelo artigo 165 da Constituição Federal e tem grande importância no planejamento da Administração Pública, pois estabelece metas e prioridades para o ano seguinte. A Lei fixa as normas de execução de despesas e assegura investimentos em percentuais mínimos de 25% na área da educação e 15% na saúde.

No total, foram 25 emendas à LDO. Dessas, Fred Procópio, Dr. Mauro Peralta e Eduardo do Blog protocolaram uma emenda cada um. Foram também duas emendas de Hingo Hammes, quatro do Domingos Protetor, seis de Gilda Beatriz e nove emendas de Júlia Casamasso. Uma emenda é de autoria da própria Prefeitura.

Gil Magno explica que a LDO “é um projeto de lei de autoria do Poder Executivo que prevê a participação popular, por isso é aberto prazo para protocolo de emendas e também determina uma audiência pública para que todos possam conhecer as sugestões que foram feitas”.

O vereador Hingo Hammes apresentou uma emenda que prevê a inclusão da obrigatoriedade de destinação mínima obrigatória de 2% da receita corrente líquida do município para obras preventivas.

“É uma emenda recente à Lei Orgânica Municipal, mas que já vale para o orçamento 2024. Parece pouco, mas segundos nossos cálculos, é uma injeção pelo menos 350 milhões de reais nos próximos 10 anos na intenção de evitar novas tragédias socioambientais”, explica Hingo.

A vereadora Júlia Casamasso apresentou nove emendas à LDO, que trataram de temas como grupos minoritários, transparência, criação de banco de alimentos, distribuição de métodos contraceptivos e instalação de uma lavanderia popular na cidade.

“Não queremos que idosos, mulheres ou crianças sejam apenas citados na lei. Queremos que esses grupos sejam, de fato, contemplados e beneficiados pelos investimentos feitos na cidade no próximo ano”, destaca a vereadora.

O vereador Domingos Protetor relatou que o objetivo de seu mandato é o desenvolvimento de “políticas públicas voltadas à conservação do meio ambiente e ao bem-estar animal. Mas também pedimos políticas públicas voltadas à segurança pública, em especial aquelas voltadas à segurança escolar”, frisou Domingos.

Ainda segundo o presidente da Comissão de Finanças, Gil Magno, a Comissão deverá, nos próximos dias, analisar todas as emendas protocoladas. “Vamos verificar aquelas que são mais pertinentes à Lei Orçamentária Anual, ou ainda se existem casos de duplicidade, tudo conforme o protocolo e os ritos dessa Casa”, finaliza Gil.

O projeto de Lei das Diretrizes Orçamentárias 2024 e as emendas protocoladas deverão ser votados, em breve, no plenário da Câmara.

Related posts

Petrópolis possui 142 vagas no Balcão de Empregos

admin

Diplomação destaca exercício da democracia, diz presidente do Senado

admin

Termina hoje prazo para diplomação dos candidatos eleitos em 2020

admin

Deixe um comentário