Por Agência Brasil – Brasília
As torres do Congresso Nacional serão iluminadas, nesta segunda-feira (20), com a projeção das frases “Holocausto Nunca Mais – Solidariedade Salva Vidas”. De acordo com Senado, a iniciativa remete aos 6 milhões de judeus assassinados pelo nazismo, e pretende passar uma mensagem de esperança ao país no momento da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
A projeção ocorrerá das 19h15 às 23h15 e faz parte de ação da Confederação Israelita do Brasil (Conib) para lembrar o Dia do Holocausto e do Heroísmo (Yom HaShoá VehaGvurá, em hebraico).
É o terceiro ano em que o Congresso Nacional participa da iniciativa. A primeira projeção, em 2018, foi solicitada pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), atual presidente do Senado.
Segundo a Conib, além da preservação da memória, a data alerta toda a humanidade sobre o que foi a máquina de morte concebida pelos nazistas e as consequências na psique humana.
Holocausto
O Holocausto é considerado por muitos historiadores como o maior crime já cometido contra a humanidade.
A palavra holocausto tem origem grega (holókaustos) e latina (holocaustum), e na história antiga nomeava o sacrifício religioso de animais pelo fogo. Após a Segunda Guerra Mundial, o termo ganhou um novo significado, segundo o Dicionário Priberam, editado no Brasil e em Portugal, “homicídio metódico de grande número de pessoas, especialmente judeus e outras minorias étnicas, executado pelo regime nazista”.