Cultura e Lazer Destaques Últimas Notícias

Contato com a natureza é opção para curtir o verão em Petrópolis

O rico patrimônio histórico-cultural de Petrópolis é considerado o carro chefe do turismo por aqui, mas, neste período de verão, os prédios históricos e museus abrem espaço para outro tipo de passeio: as belezas naturais da cidade, com opções de cachoeiras, trilhas e até esportes radicais. Cercada por 70% de Mata Atlântica, a Cidade Imperial vem aumentando a cada ano o público que chega em busca do contato com a natureza, principalmente nestes dias de céu azul e altas temperaturas.

Passeios de bike, esportes de aventura, como rapel e escalada, e diversas atividades que contemplam as belezas naturais de Petrópolis caíram no gosto dos visitantes e são oferecidas por hotéis e pousadas. O circuito de ecoturismo do município está entre os mais procurados neste início de ano. “Petrópolis é encantadora por essa diversidade. Temos todos os tipos de turismo, tanto o histórico-cultural, que se concentra no Centro, quanto para quem quer descansar ou curtir atividades que tenham contato com a natureza. Isso ajuda o município a se manter movimentado durante todo o ano”, frisa o prefeito Bernardo Rossi.

Caminhadas, trekking, mountain bike (são mais de 200 quilômetros de trilha), trailrun, corridas a pé, off-road, canyoning, cabo aéreo, além de cavalgada, observação de aves (birdwatching), voo livre, passeios de jeep, são algumas outras atividades oferecidas no município que estão ligadas à natureza.

“Temos opções para quem quer fazer um passeio de bike pelas trilhas,  para quem prefere aproveitar as cachoeiras ou as piscinas naturais que podem ser encontradas em alguns hotéis daqui, ou até mesmo os esportes radicais. O Vale do Amor também é outra opção de ponto turístico em Petrópolis, um espaço inter-religioso com forte contato com a natureza. Ou seja, atividades não faltam para aproveitar o verão”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.

Os parques da cidade também estão entre as opções para este verão. No Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), é possível observar a fauna e a flora da Mata Atlântica, fazer caminhadas e tomar banho em diversas cachoeiras. Já no Centro Histórico, a opção é o Parque Natural Municipal Padre Quinha, conhecido como Parque da Ipiranga. O local conta com uma área verde privilegiada para caminhada, piqueniques, entre outras atividades ao ar livre.

Outro tipo de turismo que faz sucesso entre os visitantes de Petrópolis são os circuitos ecorrurais. O município conta com quatro principais circuitos: Araras-Videiras, dentro de um ambiente natural preservado, com passeios organizados de bicicleta, de jeep e caminhadas nas montanhas; Caminhos do Brejal, que é considerado pelos turistas e veranistas como um pequeno paraíso rural, com plantações de flores, ervas aromáticas, hortaliças e legumes, que fizeram da a região uma referência na agricultura orgânica; Pedras do Taquaril, com uma região rodeada por serras a leste e a oeste, com caminhadas por belas trilhas guiadas, refeições em meio à natureza, piscinas naturais; e Vale do Bonfim, que tem como seu principal atrativo o Parnaso.

Related posts

Circuito de Lazer da Barão pode ser transferido para a pista sentido centro

admin

Apesar de pandemia, rede social mostra aumento na prática esportiva

admin

Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 45 milhões

admin

Deixe um comentário