O motorista aposentado Paulo Roberto Gerbassi, morador do Quitandinha, aproveitou o programa Concilia Petrópolis, nesta quarta-feira (23), para ficar em dia com o município: parcelou as dívidas de IPTU do seu imóvel.
“A minha situação foi dívida de IPTU, que era da minha falecida esposa. E eu fui muito bem atendido pela menina lá, e pela moça que ficou de trocar o nome do imóvel também, para que tudo ano que vem já esteja no meu nome. A dívida era de 5 anos: 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Quando tem uma situação assim, o melhor é a gente acertar a vida da gente”, disse Paulo.
O Concilia Petrópolis é um programa da Prefeitura, retomado no dia 16 de novembro.
Até o dia 20 de dezembro, de segunda-feira a sábado, o contribuinte poderá quitar suas dívidas com o município. Dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outros impostos e taxas municipais. Dependendo do número de parcelas, os descontos de juros e multas podem chegar até a 100% (no caso do pagamento em cota única).
Nesta quarta-feira (23), quem também aproveitou a oportunidade foi o freteiro Luís Henrique Albernaz, morador de Nogueira. Ele pagará em cota única a dívida de 6 anos de IPTU da sua casa. Na semana que vem, voltará ao Concilia para quitar a dívida do IPTU de outro terreno que possui. Essa, ele também pretende pagá-la em cota única, para ter 100% de desconto de juros e multas.
“É bom pelo desconto, né? E para não deixar as coisas acumularem. Em janeiro já vem IPVA de carro, escola, livros, roupas. Então não quero fazer nada parcelado. Até porque, parcelado, perde esse desconto bom de 100% (dos juros e multas)”, disse Luís.
Quem também quiser aproveitar a oportunidade para ficar em dia com o município deve comparar ao programa, no Centro (Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta, na sede da Prefeitura) ou em Itaipava (na entrada do Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes).