Cidade Destaques Últimas Notícias

Cota única de IPTU terá 9% de desconto para pagamento até 6 de janeiro

A prefeitura já iniciou a entrega dos carnês de Imposto Predial Territorial e Urbano – IPTU, que em 2020 terá desconto de 9% para pagamentos em cota única efetuados até o dia 6 de janeiro; 7% para quem quitar a cota única até 6 de fevereiro, e 5% para aqueles que optarem pelo último vencimento – 6 de março. Os carnês já foram emitidos pela Secretaria de Fazenda, estão sendo distribuídos pelos correios e devem chegar às casas dos contribuintes até o fim do mês. Os pagamentos podem ser feitos somente a partir do dia 2. Em Petrópolis 116.782 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda.

“Fazer o pagamento em cota única é uma forma de economizar. O contribuinte tem três opções de prazo de pagamento com descontos e, quanto antes ele quitar, mais ele economiza. Ou seja, a pessoa aproveita o desconto e ainda ajudar a prefeitura a manter a qualidade nos serviços, uma vez que o IPTU está entre as principais fontes de arrecadação do município”, pontua o prefeito Bernardo Rossi, destacando que o pagamento dos tributos é fundamental para custear a compra de merenda para as escolas, medicamentos para unidades de saúde, limpeza pública, manutenção viária, bem como outros serviços fundamentais no dia a dia da população.

A exemplo do que foi feito nos anos anteriores, para facilitar o acesso dos contribuintes, a Secretaria de Fazenda disponibilizará a emissão do boleto pela internet, no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para imprimir o boleto de pagamento, o interessado deve informar apenas o número de inscrição do imóvel. “A disponibilização do boleto na internet é uma forma de facilitar a vida do contribuinte, que pode imprimir o boleto em casa, no seu trabalho, ou de onde estiver”, explica a secretária de Fazenda, Elaine Nascimento. A emissão do boleto, no entanto, pode ser feita somente a partir do ano que vem.

Uma central de atendimento ao contribuinte também será montada no Centro de Cultura Raul de Leoni para retirada da segunda via do boleto. O núcleo funcionará de segunda a sexta-feira. “Esta estrutura é um suporte a mais que a prefeitura oferece para aquele contribuinte que quer emitir a segunda via do boleto, mas prefere o atendimento presencial. É um sistema que implementamos já no primeiro ano de governo e que funciona muito bem”, completa a secretária de Fazenda.

Related posts

Reforma do Terminal Centro: intervenções no telhado terão início

admin

IBGE precisará recompor orçamento do Censo 2022 por causa da inflação

admin

Polícia Federal faz operações contra abuso sexual infantil no Rio

admin

Deixe um comentário