Cidade Destaques Últimas Notícias

Covid: Prefeitura reforça pedido de novos lotes da vacina após crescimento de 349% na procura

A circulação de uma nova subvariante do coronavírus tem levado um maior número de pessoas aos postos de vacinação. Em uma semana, a procura pelos imunizantes cresceu cerca de 349%. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já reforçou ao Governo do Estado o pedido de envio de mais lotes das vacinas, com o objetivo de garantir o atendimento da população. Para avaliar o novo quadro epidemiológico, o Comitê Científico irá se reunir na próxima semana.

Para a próxima semana, é esperada a entrega pela Coordenação Geral de Armazenagem de 2.408 doses das vacinas Pfizer adulto e AstraZeneca. Porém, existe a preocupação de desabastecimento, já que a expectativa é de que os novos lotes só cheguem ao município após o feriado do dia 15 de novembro. O estoque atual é de pouco mais de mil doses. A maior parte, inclusive, já foi distribuída entre os sete postos de imunização contra a covid-19 do município.

O prefeito Rubens Bomtempo explicou que as solicitações estavam sendo realizadas de acordo com a procura para não haver perda de doses. “Porém, diante do crescimento da procura, aumentamos o pedido desta semana em 58%. É fundamental que a população continue procurando os postos, se vacinando e se protegendo. Embora o número de casos já apresente elevação, registramos baixos índices de agravamento da doença com ocupação de leitos clínicos. Neste momento, temos apenas uma pessoa em leito de UTI”, destacou.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, lembrou que a cobertura vacinal, levando em consideração todo o esquema, ou seja, a aplicação das quatro doses é robusta e continua avançando. “Porém, com o objetivo de ampliar ainda mais esse alcance, temos realizado vacinações itinerantes, levando os imunizantes até as comunidades e escolas e estamos desenvolvendo uma busca ativa das pessoas, principalmente idosos, que ainda não completaram o ciclo”, explica.

As testagens continuam disponíveis pela rede de saúde. “Todos os PSFs e UBSs da cidade, assim como as unidades de emergência, como as UPAs e Pronto Socorros permanecem realizando os exames de pacientes, sintomáticos ou não, assim como o Centro de Saúde e Hospital Alcides Carneiro. Estamos acompanhando as oscilações no número de casos e, se for necessário, iremos fazer as devidas ampliações”, completa o secretário de Saúde.

A recomendação da Prefeitura é para que as pessoas mantenham o distanciamento social, uso de álcool em gel e de máscaras em ambientes fechados. A obrigatoriedade da utilização do equipamento de proteção para o acesso a setores de urgência, emergência, enfermagem e internação, está mantida e se aplica a funcionários, pacientes e acompanhantes.

Os testes para detecção da covid-19 continuam disponíveis nas seguintes unidades:

Centro de Saúde Coletiva;
Centro de Saúde do Itamarati;
UBS Quitandinha;
UBS Morin;
UBS Mosela;
UBS Itaipava;
UBS Pedro do Rio;
UBS Posse;
UBS Alto Independência.

• Sintomáticos devem se dirigir para uma das três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), Pronto Socorro do Alto da Serra, Hospital Alcides Carneiro e HMNSE.

• Unidades da Estratégia Saúde da Família, como os PSFs, os testes são realizados mediante agendamento prévio.


Postos de vacinação covid-19

• Centro de Saúde Coletiva (adulto e pediátrico)
Segunda e quarta – 8h30 às 19h30
Terça, quinta e sexta – 8h às 16h30

• Centro de Saúde do Itamarati (adulto e pediátrico)
Quarta e sexta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, terça-feira e quinta-feira – 8h30 às 16h30

• UBS Quitandinha e UBS Itaipava (adulto e pediátrico)
Terça e quinta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira – 8h30 às 16h30
• PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga (adulto e pediátrico)
Segunda a sexta – 8h às 16h

• UBS Morin (adulto)
Segunda a sexta – 8h às 16h

Vacinação aos sábados – 8h30 às 16h30

5/11 Centro de Saúde Coletiva
12/11 UBS Itaipava
19/11 UBS Quitandinha
26/11 Cde Saúde do Itamarati

Vacinação itinerante – 9h às 15h

09/11 – PSF Amazonas
10/11 – Comunidade Oswaldo Cruz (Rua Nossa Senhora Aparecida, n°01, Valparaíso)
11/11 – Comunidade do Alemão (Rua Dr. Hans Bistrischan, 661, Retiro

Related posts

FNP questiona 10 casos de assédio sexual comprovados pela Petrobras

admin

Dieese: São Paulo tem a cesta básica mais cara do país

admin

Saiba quem são os candidatos a governador do Rio de Janeiro

admin

Deixe um comentário