Cidade Destaques Últimas Notícias

Covid: Prefeitura reforça pedido de novos lotes da vacina após crescimento de 349% na procura

A circulação de uma nova subvariante do coronavírus tem levado um maior número de pessoas aos postos de vacinação. Em uma semana, a procura pelos imunizantes cresceu cerca de 349%. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, já reforçou ao Governo do Estado o pedido de envio de mais lotes das vacinas, com o objetivo de garantir o atendimento da população. Para avaliar o novo quadro epidemiológico, o Comitê Científico irá se reunir na próxima semana.

Para a próxima semana, é esperada a entrega pela Coordenação Geral de Armazenagem de 2.408 doses das vacinas Pfizer adulto e AstraZeneca. Porém, existe a preocupação de desabastecimento, já que a expectativa é de que os novos lotes só cheguem ao município após o feriado do dia 15 de novembro. O estoque atual é de pouco mais de mil doses. A maior parte, inclusive, já foi distribuída entre os sete postos de imunização contra a covid-19 do município.

O prefeito Rubens Bomtempo explicou que as solicitações estavam sendo realizadas de acordo com a procura para não haver perda de doses. “Porém, diante do crescimento da procura, aumentamos o pedido desta semana em 58%. É fundamental que a população continue procurando os postos, se vacinando e se protegendo. Embora o número de casos já apresente elevação, registramos baixos índices de agravamento da doença com ocupação de leitos clínicos. Neste momento, temos apenas uma pessoa em leito de UTI”, destacou.

O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, lembrou que a cobertura vacinal, levando em consideração todo o esquema, ou seja, a aplicação das quatro doses é robusta e continua avançando. “Porém, com o objetivo de ampliar ainda mais esse alcance, temos realizado vacinações itinerantes, levando os imunizantes até as comunidades e escolas e estamos desenvolvendo uma busca ativa das pessoas, principalmente idosos, que ainda não completaram o ciclo”, explica.

As testagens continuam disponíveis pela rede de saúde. “Todos os PSFs e UBSs da cidade, assim como as unidades de emergência, como as UPAs e Pronto Socorros permanecem realizando os exames de pacientes, sintomáticos ou não, assim como o Centro de Saúde e Hospital Alcides Carneiro. Estamos acompanhando as oscilações no número de casos e, se for necessário, iremos fazer as devidas ampliações”, completa o secretário de Saúde.

A recomendação da Prefeitura é para que as pessoas mantenham o distanciamento social, uso de álcool em gel e de máscaras em ambientes fechados. A obrigatoriedade da utilização do equipamento de proteção para o acesso a setores de urgência, emergência, enfermagem e internação, está mantida e se aplica a funcionários, pacientes e acompanhantes.

Os testes para detecção da covid-19 continuam disponíveis nas seguintes unidades:

Centro de Saúde Coletiva;
Centro de Saúde do Itamarati;
UBS Quitandinha;
UBS Morin;
UBS Mosela;
UBS Itaipava;
UBS Pedro do Rio;
UBS Posse;
UBS Alto Independência.

• Sintomáticos devem se dirigir para uma das três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), Pronto Socorro do Alto da Serra, Hospital Alcides Carneiro e HMNSE.

• Unidades da Estratégia Saúde da Família, como os PSFs, os testes são realizados mediante agendamento prévio.


Postos de vacinação covid-19

• Centro de Saúde Coletiva (adulto e pediátrico)
Segunda e quarta – 8h30 às 19h30
Terça, quinta e sexta – 8h às 16h30

• Centro de Saúde do Itamarati (adulto e pediátrico)
Quarta e sexta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, terça-feira e quinta-feira – 8h30 às 16h30

• UBS Quitandinha e UBS Itaipava (adulto e pediátrico)
Terça e quinta – 8h30 às 19h30
Segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira – 8h30 às 16h30
• PSF Posse e PSF Menino Jesus de Praga (adulto e pediátrico)
Segunda a sexta – 8h às 16h

• UBS Morin (adulto)
Segunda a sexta – 8h às 16h

Vacinação aos sábados – 8h30 às 16h30

5/11 Centro de Saúde Coletiva
12/11 UBS Itaipava
19/11 UBS Quitandinha
26/11 Cde Saúde do Itamarati

Vacinação itinerante – 9h às 15h

09/11 – PSF Amazonas
10/11 – Comunidade Oswaldo Cruz (Rua Nossa Senhora Aparecida, n°01, Valparaíso)
11/11 – Comunidade do Alemão (Rua Dr. Hans Bistrischan, 661, Retiro

Related posts

Seca e queimadas exigem mais cuidados com saúde; confira orientações

admin

Senado aprova decreto que reconhece calamidade no Rio Grande do Sul

admin

MP diz que já havia alertado prefeitura de São Sebastião sobre riscos

admin

Deixe um comentário