A CPTrans e a Guarda Civil renovaram, por mais um ano, convênio que garante a atuação dos guardas na fiscalização do trânsito de Petrópolis, em conjunto com os agentes de trânsito.
A CPTrans e a Guarda Civil renovaram, por mais um ano, o convênio para a fiscalização do trânsito de Petrópolis. Com a medida, os guardas civis seguirão atuando em conjunto com os agentes de trânsito. Além da fiscalização, o termo de cooperação técnica também prevê a parceria na segurança preventiva nos terminais de integração, no pátio de apoio ao trânsito e da sede da CPTrans.
O termo de cooperação técnica foi assinado nesta quarta-feira (20) pelo diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá, pelo secretário de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Almir Schmidt, e pelo o comandante da Guarda Civil Municipal, Charles Soares de Matos.
“A assinatura desse convênio foi uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo. Vai ser importante para o trânsito da cidade, porque a Guarda Civil já tem uma experiência nessa área, historicamente ao lado da CPTrans na fiscalização do trânsito. Uma novidade desse termo é que ele está mais robusto que os anteriores, definindo de forma mais precisa as responsabilidades das instituições envolvidas”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.
Com o convênio, não há transferência de recursos financeiros entre as entidades envolvidas. As despesas (com pessoal, deslocamento, comunicação entre os órgãos e outras que se fizerem necessárias) ficam por conta dos orçamentos das próprias instituições envolvidas. Como é uma cooperação, também não haverá remuneração pelos serviços prestados.
Pelo convênio, serão disponibilizados, pelo menos, 10 guardas civis por dia, com habilitação para carro e moto. Competirá à CPTrans, por meio sua Gerência de Trânsito, determinar os serviços, locais e horários das operações.