Cidade Destaques Últimas Notícias

Decreto suspende por 30 dias eventos e atividades com aglomeração de pessoas

A prefeitura publicou decreto suspendendo pelos próximos 30 dias eventos e atividades com aglomeração de pessoas. A medida vale para todos os shows, feiras, eventos científicos, comícios, passeatas, – mesmo previamente autorizado pelo município -, e tem como foco prevenir o contágio e a propagação do coronavírus. Programas coletivos, como cinema, parques, teatro e afins, também estão incluídos. A determinação começou a valer na última sexta-feira (13.03) e foi anunciada pelo prefeito Bernardo Rossi em coletiva para a imprensa.

Por conta disso, o PlayCity, instalado no Parque Municipal, em Itaipava, ficará fechado. O show do cantor Mumuzinho, que seria realizado no Petropolitano, também foi adiado. O Departamento de Fiscalização Tributária, da Secretaria de Fazenda, esteve neste sábado (14.03) comunicando os estabelecimentos que tinham eventos previamente agendados para este fim de semana sobre o decreto.

Além deles, os eventos relacionados ao aniversário da cidade estão suspensos, dentre eles as solenidades oficiais – exceto a missa celebrada pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, às 9h30, na Catedral São Pedro de Alcântara -, a Deguste, o Petrópolis Sommer Festival, além do evento em comemoração aos 30 anos da Comunidade Católica Jesus Menino, no Parque Municipal, em Itaipava.

As outras medidas do decreto foram anunciadas pelo prefeito Bernardo Rossi ontem (13). Na ocasião, o prefeito anunciou o adiantamento de 15 dias das férias escolares e o pagamento de 25% do 13º salário dos aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas). Projetos financiados pelo Fundo Municipal de Cultura também foram adiados.

“As medidas são duras, mas são antecipadas, de prevenção. É importante que a população evite locais com grande aglomeração. Acreditamos que dessa forma, organizada e antecipada, vamos conseguir evitar a propagação da doença. Além disso, continuaremos seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do governo do Estado”, destacou o prefeito Bernardo Rossi.

Além disso, na UPA Centro, será mantido um ponto de apoio para atendimento 24 horas das pessoas com suspeita da doença. Na cidade, há seis casos suspeitos, aguardando a confirmação dos exame. As férias escolares das redes municipal e particular serão antecipadas para a próxima terça-feira (17.03) e valem por 15 dias. As aulas do Agita Petrópolis e da Academia da Saúde estão suspensas temporariamente. O Circuito Imperial de Lazer está mantido por acontecer ao ar livre.

A Secretaria de Assistência Social está suspendendo as reuniões de CadÚnico e dos Grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O Restaurante Popular, por se ter uma grande concentração de público idoso, passará a entregar as refeições em material descartável para evitar a aglomeração nos espaços. O cardápio será reforçado nutricionalmente, já que a maioria dos usuários é formado por idosos. No caso do Programa Criança Feliz será providenciado o álcool em gel para às famílias e máscara para que as visitadoras usem nas visitas. A Assistência ainda vai suspender as ações sociais e as visitas domiciliares por um mês. Havendo necessidade o acompanhamento deverá acontecer por telefone. Sendo assim, ainda haverá o acompanhamento das famílias, minimizando os riscos.

A CPTrans vai solicitar as empresas de ônibus que reforcem a limpeza dos veículos três vezes ao dia, além da distribuição de álcool gel nos terminais rodoviários de Cascatinha, Corrêas e Itaipava. As vistorias dos táxis também serão adiadas. A Defesa Civil vai realizar ajuda humanitária – no atendimento no ponto de apoio na UPA Centro. O Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias será usado para enviar mensagens de prevenção ao coronavírus. Caso seja necessário, também será feito a distribuição de material orientativo nos bairros. Quem quiser se cadastrar é através do número 98863-5497.
Vicenzo Rivetti: eleição dos síndicos na segunda-feira

Em mais uma medida para evitar aglomerações de forma preventiva à Covid-19 (infecção por coronavírus), a prefeitura decidiu antecipar a eleição de síndicos do conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti. Antes marcada para a próxima terça (17.03), a escolha dos responsáveis legais pelos três condomínios será feita na segunda-feira (16.03), durante a assinatura dos contratos das casas. Outra informação importante é que as pessoas que forem para o Vicenzo Rivetti vão contar com transporte gratuito na segunda, com um ônibus que sairá a partir do Museu Imperial.

Agora, na própria segunda, logo após realizar a assinatura do contrato, o beneficiário vai votar para definir os três síndicos. Os candidatos já são conhecidos pelos beneficiários, que participaram de reunião de orientação entre janeiro e fevereiro.

Related posts

Festival de Vedanta de Petrópolis divulga programação gratuita

admin

Governo Municipal anuncia retorno das obras no Palácio de Cristal no dia 29

admin

Petrobras inicia produção do pré-sal na jazida de Atapu

admin

Deixe um comentário