Com a previsão de ocorrência de chuva forte sobre o município, a Secretaria de Defesa Civil realizou o primeiro toque das sirenes do primeiro distrito para comunicar a população sobre a chegada de chuva forte nas próximas horas. Nessas condições, o município passa a operar em estágio de Atenção. A previsão é de pancadas de chuva moderada a forte, de forma isolada, podendo vir acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento forte.
Defesa Civil trabalha com equipes de sobreaviso por conta da previsão de chuva moderada a forte para esta semana
A instabilidade no tempo que deu início à semana nesta segunda-feira (7) pode permanecer até a próxima quarta (9). Nesse período, de acordo com o serviço de monitoramento meteorológico da Defesa Civil, o predomínio é de céu parcialmente nublado a encoberto. Essas condições são causadas pela aproximação de frente fria pela Região Sudeste. Em aviso emitido hoje (7), o órgão informa a previsão de chuva moderada a forte, acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento forte, a partir da tarde.
Com essa previsão, a Prefeitura aciona equipes de diferentes setores para o suporte em caso de ocorrências em função da chuva. “Seguimos com a estrutura de diferentes setores para oferecer os suporte necessário em caso de ocorrências e garantir o rápido atendimento à população”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo. Para amanhã, terça-feira (8), ainda por conta da passagem da frente fria, há previsão de chuva em caráter contínuo para o dia, principalmente entre a manhã e tarde, quando a chuva pode ser moderada a forte.
A tendência de instabilidade no tempo permanece até quarta (9), quando a previsão ainda é de que a cidade apresente céu nublado a encoberto, com pancadas de chuva moderada a forte durante a tarde. “Nesse período, a aproximação de uma frente fria, em conjunto com as temperaturas elevadas e a disponibilidade de umidade, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva moderada a forte, no período da tarde”, pontua a meteorologista da Defesa Civil, Hana Carolina Silveira.
Ao longo de todo o período, a Defesa Civil atualizará as informações sobre as condições do tempo por meio do Boletim Meteorológico emitido diariamente, que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3vmRgZ2 e por meio do site https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/. Em caso de necessidade, os informes são reforçados com os avisos e alertas enviados por SMS, grupos de comunicação por aplicativo, além dos canais oficiais do órgão, como site e páginas na rede social.
De acordo com o Sistema de Alertas de Cheias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a partir desta segunda (7), os volumes de chuva esperados podem provocar a elevação do nível dos rios da cidade. “Nossas equipes seguem em monitoramento constante da meteorologia e estamos com o efetivo de sobreaviso para o acionamento, caso haja necessidade de reforço”, conta o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers, que destaca ainda o trabalho realizado pelos agentes por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP).
Através do CIMOP, que tem a gestão da Defesa Civil, as equipes monitoram, por 24 horas, o funcionamento da cidade através das 56 câmeras instaladas em diversos pontos e realizam um trabalho integrado com demais setores, como CPTrans, Guarda Municipal e SAMU. Em dias de chuva, o serviço garante ainda agilidade no atendimento a ocorrências, como os casos de acidentes, obstrução de vias por alagamento, inundações ou quedas de árvores. “Nesses casos, nossas equipes conseguem atuar de forma célere na sinalização e bloqueio dos trechos afetados, além de orientação para maior segurança da população”, reforça o secretário, lembrando que o CIMOP interage ainda com a ENEL, Águas do Imperador, Corpo de Bombeiros, polícias Militar, Civil e Federais.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações dos informes e em caso de emergência, liguem para o 199.