Cidade Destaques Últimas Notícias

Defesa Civil mantém estado de atenção no fim de semana

Com a previsão de mais chuva para o fim de semana, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias permanece em estado de atenção até domingo (26.01). O órgão mantém todo o contingente de 55 agentes de prontidão 24 horas para atender aos chamados dos moradores, que podem ser feitos pelo telefone 199. A Defesa Civil também mantém monitoramento constante dos radares e dos pluviômetros e, em caso de necessidade, poderá acionar as sirenes do sistema de Alerta e Alarme. Todos os equipamentos estão funcionando normalmente.

Na última quarta-feira (22), o Sistema Nacional de Defesa Civil divulgou um alerta com a possibilidade de fortes chuvas para vários locais do país, incluindo a Região Serrana do Estado do Rio. Em 24 dias, são 672 cadastradas pela Defesa Civil e um índice de chuva acumulado de 653,8 milímetros neste mês. Por conta da previsão para o fim de semana, a população também precisa estar atenta.

“Por conta da grande quantidade de chuva que já caiu em janeiro, é importante que os moradores que vivem em áreas de risco tenham atenção redobrada. A população deve ligar para o 199 e informar caso haja alguma ocorrência”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato. Ele, ao lado do corpo técnico da pasta, acompanha os radares e também os pluviômetros.

“Todas as sirenes estão funcionando perfeitamente, mas é necessário cumprir um protocolo de acionamento, como já expliquei em audiência pública realizada na Câmara Municipal, no último dia 14, e também em plenária para dezenas de lideranças comunitárias, na Casa dos Conselhos, no dia 20. Estamos de prontidão durante todo o fim de semana monitorando os radares e pluviômetros”, ressalta o secretário de Defesa Civil.

Petrópolis conta com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. O acionamento leva em consideração os acumulados recentes 24 e 96 horas – associados a quantidade de chuva na última hora. Os protocolos são iguais para todos os bairros que apresentam maior risco geológico (primeiro distrito).

Outra ferramenta importante para a população é o alerta de Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O número é o (24) 98863-5497. “Uma mensagem simples garante o recebimento de alertas em quatro estágios: vigilância, atenção, alerta e alerta máximo. É mais uma forma de prevenção, que ajuda os petropolitanos a permanecerem atentos neste período crítico”, explica o coronel Paulo Renato.

Related posts

Hospital Alcides Carneiro inicia campanha emergencial de doação de sangue

admin

CID Floresta com inscrições abertas para aulas gratuitas de informática

admin

ICMBio lança guia de eutanásia em mamíferos aquáticos encalhados

admin

Deixe um comentário