Cidade Destaques Últimas Notícias

Dia dos Pais aquece o comércio de Petrópolis, aponta CDL

O comércio de Petrópolis já começa a sentir os efeitos da movimentação de compras do Dia dos Pais e a expectativa é de maior intensidade nas lojas nos próximos dias. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, aponta que cerca de 13,42 milhões de consumidores deixarão para comprar os presentes nos dias que antecedem a data, contribuindo significativamente para o aumento das vendas. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, associada à CNDL, indica que o consumidor garanta uma compra com mais calma antes de sábado, quando a previsão é de lojas cheias.

Segundo a pesquisa CNDL/Offerwise, 22%  garantiram os presentes dos pais ainda em julho e 51% estão indo às lojas esta semana, enquanto 12% comprarão apenas nas vésperas do Dia dos Pais. Apesar da importante movimentação na economia, o número de consumidores que não pretendem comprar em 2022 cresceu 6 pontos percentuais em comparação com o ano passado, passando de 21% para 27%.

No total, a data deve levar 110,9 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 25,56 bilhões no comércio. Ao todo, estima-se que 110,9 milhões de brasileiros irão às compras, movimentando aproximadamente R$ 25,56 bilhões no comércio nacional.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Claudio Mohammad, destaca a importância do Dia dos Pais para a economia local, ressaltando que a data não apenas movimenta o comércio, mas também outros setores, como bares e restaurantes. “A expectativa é que a movimentação seja intensa, com muitas famílias optando por celebrar em restaurantes, o que acaba beneficiando toda uma cadeia de segmentos econômicos. Essa data é crucial para o fortalecimento do nosso comércio, proporcionando um aumento significativo nas vendas e nos serviços “, afirma Claudio.

Itens de vestuário lideram o ranking de presentes para o Dia dos Pais. 78% pretendem pagar à vista

Oito em cada dez consumidores (78%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utiliza sites/aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%). Para 75% dos entrevistados que fizeram compras na data em 2021, os produtos estão mais caros este ano; 17% acreditam que estão na mesma faixa de preço; e 8% que estão mais baratos.

Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (54%), seguidas de perfumes e cosméticos (37%), calçados (35%) e acessórios (25%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio.

A maioria dos consumidores (78%) pretende pagar o presente à vista, principalmente no PIX (29%), dinheiro (25%), no cartão de débito (24%). 37% preferem pagar a prazo, principalmente com parcelas no cartão de crédito (33%). A média geral é de 3,4 prestações.

O levantamento aponta ainda que 82% dos consumidores pretendem pagar o presente sozinhos, enquanto 14% vão dividir, seja uma parte do valor (8%) ou integralmente (5%), com outra pessoa. Entre estes, 27% pretendem dividir o pagamento do presente porque os preços estão muito altos, 26% querem dar um presente melhor/mais caro e 23% afirmam que é uma forma de reduzir os gastos.

Entre os entrevistados, 65% pretendem presentear o próprio pai, 21% o esposo, 13% o pai de seus filhos e 10% o sogro.

78% pretendem pesquisar preços. Lojas físicas serão os principais locais de compras

Os consumidores estão atentos aos preços e vão pesquisar antes de comprar os presentes. De acordo com o levantamento, 78% dos consumidores pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras, sendo que a maioria utilizará sites/aplicativos (73%), lojas de shopping (53%), as redes sociais (41%), e lojas de rua (38%).

A pesquisa aponta também que oito em cada dez entrevistados (79%) pretendem realizar a maioria de suas compras nos canais off-line, principalmente em shoppings centers (35%), nos shoppings populares (17%) e em lojas de departamento (14%). Por outro lado, as compras pela internet também têm papel bastante relevante na preferência dos consumidores, já que 43% dos entrevistados pretendem comprar a maior parte dos presentes na internet, sendo que 70% destes comprarão em sites, 64% em aplicativos e 21% no Instagram.

“Os dados mostram que 78% dos consumidores estão dispostos a pesquisar preços antes de realizar suas compras, utilizando principalmente sites e aplicativos, mas também visitando lojas de shopping, redes sociais e lojas de rua. Isso demonstra uma conscientização crescente sobre a importância de economizar. Além disso, é significativo notar que a maioria dos consumidores ainda prefere realizar suas compras em canais off-line, como shoppings centers, shoppings populares e lojas de departamento, o que reflete a confiança no comércio físico. No entanto, não podemos ignorar o papel importante das compras online, com 43% dos entrevistados optando por essa modalidade. Esse comportamento híbrido reforça a necessidade de os lojistas estarem preparados para atender bem em todos os canais, oferecendo um bom serviço tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas digitais”, afirma Claudio Mohammad.

Related posts

Gasolina vai subir 12% nas refinarias, informa Petrobras

admin

Covid-19: governo proíbe entrada de estrangeiros no país por 30 dias

admin

Ceará e Flamengo duelam para espantar má fase no Brasileirão

admin

Deixe um comentário