O turismo confirmou, mais uma vez, a importância do setor para a economia da cidade. No período do Carnaval – de sexta (21.02) a quarta-feira (26) – a média da ocupação hoteleira em todo município chegou a 86%, com destaque para os hotéis e pousadas dos distritos – Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse -, que ocuparam 94% dos seus leitos. Com circuitos turísticos para todos os gostos, Petrópolis já é tradicionalmente conhecida pela escolha dos viajantes nos dias de folia.
Durante a festa, a Cidade Imperial contou com o Carnaval dos bairros, como no Alto da Serra, Corrêas, Nogueira, Pedro do Rio e Posse, com atrações para toda a família, mas muitos dos visitantes que sobem a Serra escolhem o “bloco do descanso” e, por isso, estabelecimentos que priorizam o contato com a natureza são os mais procurados neste feriadão. Foi o caso da Pousada das Araras, que registrou 99% de ocupação no período.
“O feriado foi ótimo. Fomos muito procurados por aquelas pessoas que queriam fugir da folia, da cidade, com o objetivo de relaxar, do contato com a natureza”, explica a responsável pelo setor de reservas da pousada, Thais Machado.
Para os que procuravam passeios culturais, principais pontos turísticos do município, como Museu Imperial, Museu Casa do Colono, Museu de Cera, Museu de Porcelana, igrejas e parques também estiveram abertos durante o feriadão. Para o prefeito Bernardo Rossi, opções não faltam na cidade. “O turismo é um setor fundamental para a nossa economia. Aqui temos circuitos para todos os gostos e, por isso, atraímos visitantes em todas as épocas do ano. Mas o Carnaval aqui já é uma tradição e estamos conseguindo manter os números altos o setor”, explica.
“Os números da ocupação hoteleira só reforçam o quanto Petrópolis já é referência no turismo do estado”, completa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.