Cidade Destaques Últimas Notícias

E foram dados os primeiros acordes: chefs posam para foto oficial do Petrópolis Gourmet

O icônico Palácio Quitandinha, que já recebeu em seus palcos nomes como Carmem Miranda, Roberto Carlos e Elis Regina, foi cenário na manhã desta quarta-feira (04) para um encontro que já se tornou uma tradição no calendário cultural e gastronômico de Petrópolis: a foto oficial dos chefs participantes do Petrópolis Gourmet. Reunidos no imponente Palácio, hoje Centro Sesc Quitandinha, os chefs dos 40 restaurantes inscritos na 24ª edição do festival posaram para a foto que marca o início das atividades deste que é o quinto maior festival gastronômico do país, reconhecido pelo Ministério do Turismo. Idealizado e realizado pelo Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a edição deste ano que acontece de 08 a 24 de novembro, terá como tema a música, desafiando os participantes a criar uma verdadeira “Sinfonia dos Sabores”, o nome do festival em 2024.

E como o festival celebra ritmos e artistas, até mesmo o encontro para a foto oficial foi embalada por um patrimônio cultural da cidade: o 32° Batalhão de Infantaria Leve do Exército, foi o responsável pela parte musical com uma apresentação de sua banda, sob o comando do maestro tenente Silva Filho. Com um repertório que mesclava clássicos e populares, a banda contribuiu para descontração do ambiente, tornando o momento ainda mais memorável para os presentes.

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB), Samir el Ghaoui, conta que a escolha do tema é uma homenagem aos muitos músicos e artistas ligados à cidade. “Queremos que o festival seja uma celebração não apenas da nossa rica culinária, mas também da música, que faz parte da alma de Petrópolis. A sinergia entre gastronomia e música promete criar experiências únicas e inesquecíveis para quem visitar o evento”, afirma Samir.

Durante a sessão de fotos, Samir el Ghaoui destacou a importância do Petrópolis Gourmet para a cidade. “O turismo gastronômico tem se consolidado como uma ferramenta vital para o desenvolvimento econômico e cultural de Petrópolis. O festival não só atrai turistas, mas também valoriza nossos produtos locais e os talentos dos nossos chefs. Estamos muito empolgados com esta edição, que promete ser uma das mais diversificadas e ricas em atrações”, ressaltou o presidente do PCVB.

O festival tem os mais variados perfis de bares, restaurantes e delicatessens participando, desde os focados em um tipo de culinária, como a italiana; outros dedicados a um ingrediente especial, como o camarão e ainda os que tem múltiplas ofertas de sabores, regionais e internacionais. E o festival abre para todos, inclusive para os estabelecimentos como o Gaiatri, um mercado de produtos naturais que vai estar presente. “Vamos apresentar um cheese cake vegano, de mirtilo, que é lindo e delicioso. Estar no Petrópolis Gourmet é uma oportunidade de celebrar a gastronomia e o turismo e promover nossa marca, atraindo mais apreciadores”, conta a proprietária e chef, Genúsia Vani.

Festival vai às ruas, tem Desafio dos Chefs, corridas de garçons e muita oficina gastronômica

Entre as atrações desta edição, que tem a curadoria da chef Paula Labaki, há enorme expectativa pelo “Desafio dos Chefs”, uma competição que coloca renomados chefs em provas que destacam criatividade e habilidade culinária. “Este ano, queremos ir além, proporcionando uma experiência ainda mais emocionante para os participantes e o público. Queremos mostrar ao Brasil o quão forte e vibrante é a gastronomia petropolitana”, explica Múcio Maffaciolli, diretor de gastronomia do PCVB e organizador do desafio.

Outro destaque será o tradicional “O festival vai às Ruas”, que levará alta gastronomia para locais públicos como a Praça Dom Pedro II, proporcionando uma experiência gastronômica única ao ar livre para moradores e turistas. Bruno Leal, chef do Locanda Bela Vista, participou da primeira edição e conta que foi um improviso dos chefs: “organizamos e fomos para a Praça e fez tanto sucesso que passou a fazer parte oficial como uma das atrações do Petrópolis Gourmet”.

Além das competições e eventos ao ar livre, o festival incluirá oficinas gastronômicas, onde os participantes terão a oportunidade de aprender diretamente com chefs experientes, e a tradicional Corrida dos Garçons, na Cervejaria Bohemia, que sempre traz diversão e competição para o evento.

Com uma programação tão diversificada, o Petrópolis Convention está animado com a  celebração e ultimando os detalhes: “Estamos prontos para oferecer o melhor de nossa culinária e nossa hospitalidade. Queremos que todos sintam o sabor e o ritmo da nossa cidade durante o Petrópolis Gourmet”, afirma Samir el Ghaoui.

A expectativa é alta para o coquetel de abertura, que ocorrerá no dia 5 de novembro na Locanda Della Mimosa, um espaço tradicional que reflete a essência gastronômica de Petrópolis. Com tantos eventos planejados, a 24ª edição do Petrópolis Gourmet promete ser uma verdadeira festa dos sentidos, onde música e gastronomia se encontram em perfeita harmonia.

Related posts

Desigualdades e estigmas prolongam pandemia de Aids

admin

Primeira noite de funcionamento de bares tem aglomerações no Rio

admin

População desocupada sobe para 12,4 milhões em julho, diz IBGE

admin

Deixe um comentário