A Primeira Infância é o período das experiências e descobertas que fazem toda a diferença no desenvolvimento social, pedagógico e cognitivo das crianças. Nos Centros de Educação Infantil, as crianças recebem cuidados especialmente pensados nesses estímulos necessários para o crescimento saudável dos pequenos. As dicas de rotina e brincadeiras direcionadas para esse público também são apontadas na plataforma “Educa em Casa” – espaço virtual criado pela prefeitura para dar suporte às ações educacionais nesse período em que as aulas estão suspensas na rede municipal devido as ações de prevenção ao coronavírus.
No site há os links: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial e em cada um há a oferta de atividades e sugestão de projetos, jogos e brincadeiras. No entanto, os direcionamentos para as crianças de até cinco anos estão no link da Educação Infantil e é lá que os pais encontram dicas como rotina para os bebês e crianças. A plataforma Educa em Casa está disponível no site da prefeitura – www.petropolis.rj.gov.br.
“A devolutiva está sendo positiva. Estamos nos ajustando a essa situação, não está sendo fácil mas agradeço aos pais que estão sendo parceiros nesse momento. Aproveito para parabenizar os profissionais que estão atualizando o site e oferecendo essas dicas tão necessárias nesse período em que as crianças não podem ir para as escolas”, afirma o prefeito Bernardo Rossi.
A primeira Infância é o período entre o nascimento e os seis anos de idade. Todos os estímulos recebidos surtem total efeito até mesmo na vida adulta da pessoa. “É justamente a fase de experiências e o afeto faz toda a diferença no desenvolvimento. Cuidado, amor e interação são necessários e fortalecem a construção de um adulto saudável, comunicativo, seguro e equilibrado”, completa a secretária de Educação, Marcia Palma.
Nas rotinas que podem ser adotadas estão dicas como: Respeitar os horários das refeições; fazer a estimulação nos bebês- virar na cama, engatinhar; banho de sol, não esquecer da higienização da gengiva; usar músicas e sinais diferentes – chocalho, bola e paninhos coloridos. A rotina é muito parecida com a que é seguida nos Centros de Educação Infantil da rede municipal.
Crianças maiores também podem ser estimuladas: contação de histórias, música, brincadeira livre com brinquedo preferido e, se possível, ao ar livre; jogos de encaixe ou memória e muita conversa para estimulo da fala.
“Eles precisam desses estímulos para fortalecer cada etapa do desenvolvimento. No Educa em Casa deixamos algumas dicas sobre a construção de brinquedos com produtos que podemos ter em casa e a devolutiva das famílias está muito positiva. Peças diferentes de vários tamanhos e cores, tudo isso chama a atenção e o mais importante, brincar com a família, sentir o afeto. Tudo isso é importante nesse momento que estamos vivendo”, afirma Simone Malheiros, responsável pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação.