Cidade Destaques Últimas Notícias

Eleições renovam participação social na Prefeitura

Maioria dos conselhos municipais escolhe novos integrantes em 2022, após prorrogação de mandatos na pandemia

Hora de renovar a participação social na formulação de políticas públicas em Petrópolis. Dos 31 conselhos em atividade na Prefeitura, 18 vão eleger ao longo do ano os novos representantes da sociedade, passada a fase crítica da Covid-19 e retomada a realização das reuniões presenciais. A maratona eleitoral é a maior na história desses fóruns populares, iniciada em 1990, com a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

“Estamos entrando numa temporada democrática, que vai revigorar a legitimidade popular nos nossos conselhos. Queremos que eles participem ainda mais da vida da Prefeitura em nome da sociedade organizada, fazendo propostas, acompanhando em suas áreas de ação o trabalho do governo e compartilhando as decisões para melhorar Petrópolis”, afirma o prefeito Rubens Bomtempo, lembrando que os conselhos têm funções deliberativas.

Em apoio à participação social, a Prefeitura mantém a Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta, na Avenida Koeler, Centro, com auditório para mais de 150 pessoas. “Nosso papel é garantir todo o suporte ao funcionamento dos conselhos, sem ingerência em suas atividades. Eles movimentam a sociedade e estimulam a discussão das políticas públicas, numa demonstração de que não só o governo tem papel importante, mas também a sociedade organizada, que deve sempre ser escutada”, diz o coordenador da Casa, Tiago Ezequiel.

O caráter deliberativo dos conselhos foi estabelecido pela Lei 7.323, sancionada em 2015. Para “não comprometer a gestão fiscal responsável e o atendimento do interesse público no município”, a lei destaca que a execução das deliberações depende da existência de recursos previstos nas leis orçamentárias e da observância dos planos plurianuais (PPA) da Prefeitura, assim como da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Os conselhos municipais são, na maioria, paritários, com o mesmo número de integrantes eleitos pela sociedade e de nomeados pela Prefeitura. Dependendo da lei de criação ou do regimento interno de conselho, os participantes têm mandatos com duração de um a três anos, que podem ser prorrogados, A temporada inédita de renovações decorre da pandemia, período em que o isolamento social obrigou os conselhos a fazer reuniões online e prorrogar mandatos dos integrantes, devido à dificuldade de realização de eleições.

A representatividade é requisito básico para a apresentação de candidaturas nos conselhos populares de Petrópolis. Em comum, todos requerem dos candidatos a indicação formal por parte de uma organização da sociedade civil – associação de moradores, sindicato, entidade profissional ou empresarial e movimentos sociais. Em cada conselho, o processo de escolha começa com a publicação do edital no Diário Oficial do Município, com o passo a passo para a inscrição de candidaturas. A votação é feita em conferência aberta, na qual são escolhidos também os suplentes dos novos mandatos.

Eleições previstas ao longo do ano

– Conselho Municipal da Cidade de Petrópolis (ComCidade)
– Conselho Municipal da Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa de Petrópolis (CMDDPI)
– Conselho Municipal da Juventude (CMJ)
– Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Petrópolis (Comdim)
– Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDDPD)
– Conselho Municipal de Economia Popular Solidária (Cesp)
– Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL)
– Conselho Gestor do Fundo Municipal Habilitação e Interesse Social (CGFMHIS)
– Conselho Municipal de Inovação (CMI)
– Conselho Municipal de Política Agrícola e Fundiária (Compaf)
– Conselho Municipal de Política Sobre Drogas (CMPD)
– Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir)
– Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupa)
– Conselho Municipal de Revisão do Plano Diretor e suas Leis Complementares (CRPD)
– Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep)
– Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Comter)
– Conselho Municipal de Transporte (Comutran)
– Fundo Municipal de Interesses Difusos do Consumidor (Funcon)

Related posts

Petrópolis terá carteira digital para identificação estudantil

admin

Prefeitura entrega premiação do ranking de corrida em janeiro

admin

Toffoli suspende decisão do TCU e libera quinquênios a juízes federais

admin

Deixe um comentário