Neste sábado (08.08), o órgão de defesa do consumidor deu início ao projeto “#ProconNosDistritos”. A primeira edição aconteceu na Posse, onde 50 pessoas foram atendidas em demandas de reclamações e de orientação. O principal alvo dos consumidores foi a prestação do serviço de internet banda larga, seguido de abastecimento de energia. O projeto quinzenal, é uma iniciativa que serve para garantir ao consumidor petropolitano o acesso aos direitos previstos no Código de Defesa do Consumidor – CDC.
A unidade móvel do Procon municipal, teve apoio da Agência Regional da Posse, recebeu os consumidores, que tiveram acesso às principais demandas dos consumidores. “Fomos com nossa equipe de atendimento ao distrito da Posse, para oferecer aos moradores que têm dificuldade de se deslocar até o centro, a mesma qualidade na prestação de serviço que ele teria na sede do Procon. Nossa a assessoria jurídica deu orientações aos consumidores. Além de receber os consumidores, nossa equipe percorreu o distrito fazendo um trabalho de orientação e informação. Não só os consumidores atendidos foram beneficiados, mas aqueles que não foram atendidos terão acesso à informação por meio de vizinhos e familiares”, destaca a coordenadora do Procon, Raquel Motta.
Entre as principais reclamações feitas pelos consumidores da Posse, a dificuldade de alcançar a velocidade contratada na internet banda larga. “Aqui, uma empresa presta o serviço. Mas, segundo os consumidores, a velocidade que chega não se aproxima da contrata, nos parâmetros mínimos estabelecidos pela Anatel. Hoje, nós demos início ao protocolo dessas reclamações, vamos passar para o sistema nacional e dar continuidade Além da internet também foi alvo de reclamação o abastecimento de energia elétrica, pela dificuldade que os consumidores têm enfrentado em conseguir atendimento pelos canais fornecidos pelas empresas. Esse primeiro dia foi muito positivo. Tivemos a procura de muitas pessoas”, destaca a chefe de atendimento do Procon, Mara Sampaio.
A ação deste sábado, ocorreu entre as 10h30 e 14h30. O próximo “#ProconNosDistritos” está previsto para o dia 22 deste mês. “Essa não está sendo possível através da flexibilização das atividades sócio econômicas conseguimos levar o Procon aos distritos. É importante que os consumidores entrem em contato com o Procon, solicitem o atendimento. Essa procura, que pode ser feita inclusive nas redes sociais, é o nosso termômetro para medir onde há maior necessidade da presença do Procon. Nesse momento de enfrentamento à pandemia da Covid-19, é fundamental que as pessoas evitem o deslocamento desnecessário. Por isso, essa ação de ir até o consumidor é também uma forma de enfrentamento à propagação da doença”, destaca Raquel.