Destaques Últimas Notícias

Encontro no CTO Petrópolis destaca importância do acesso a cuidados paliativos no SUS por pacientes em tratamento contra o câncer

Um encontro no Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis na quarta-feira (9) destacou a importância do acesso a cuidados paliativos por pacientes em tratamento contra o câncer, desde o início da descoberta da doença. O encontro reuniu a equipe multidisciplinar do CTO, com médicos, psicólogos, farmacêuticos, enfermeiros e assistentes sociais e os médicos especialistas em cuidados paliativos do Hospital Alcides Carneiro (HAC).

Oncologista do CTO, Pedro Ismael disse que a ideia foi entender como direcionar e até mesmo discutir a possibilidade de formar uma equipe especialista em cuidados paliativos para poder atender esse paciente. “Uma equipe que contaria com o médico oncologista do CTO, toda equipe multidisciplinar e que possa ter esses profissionais do HAC que são especialistas na área de cuidados paliativos”, disse.

“É de grande relevância o acesso aos cuidados paliativos desde o diagnóstico do câncer. Por isso, através desse encontro buscamos formar uma equipe especializada que ofereça suporte físico, emocional e familiar, ampliando o atendimento. Essa discussão é essencial para direcionarmos o cuidado adequado aos pacientes dentro do SUS”, enfatiza o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

O Oncologista Pedro Ismael afirma que os cuidados paliativos auxiliam o paciente, oferecendo suporte aos sintomas físicos e emocionais e estendem o atendimento à família também. “Essa conversa que tivemos hoje é fundamental para entendermos como a gente pode direcionar esse paciente para que seja atendido no SUS”, completa.

Ao unir a equipe do CTO com os especialistas do Hospital Alcides Carneiro, segundo o diretor-presidente do Serviço Social Autônomo do Hospital Alcides Carneiro, Ricardo Patuléa, a ideia é estabelecer uma abordagem conjunta que atenda as demandas integrais dos pacientes. “Essa troca de ideias fortalece nosso compromisso em fornecer assistência completa a todos os usuários do SUS”, afirma.

Related posts

Serrano faz mais uma vítima e segue líder isolado na liderança da Série B1

admin

Réveillon deste ano em Copacabana será sem presença de público

admin

Reino Unido identifica seis casos da variante de Manaus do coronavírus

admin

Deixe um comentário