Dezenove escolas da rede municipal de Petrópolis atingidas pelas chuvas de fevereiro e março receberam cerca de 200 equipamentos eletrônicos doados pela Fundação Telefônica Vivo.
Notebooks, desktop, datashow, impressoras, entre outros aparelhos foram entregues durante solenidade realizada na manhã de terça-feira (12), na Casa da Educação Visconde de Mauá.
O prefeito Rubens Bomtempo, a secretária de Educação Adriana de Paula, o diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo Americo Mattar, o diretor regional da Vivo para o Espírito Santo e Rio de Janeiro Cristiano Salgado e o gerente de Relações Institucionais da Vivo Daniel Costa participaram da entrega dos equipamentos. Além das diretoras e diretores das unidades e representantes da Secretaria de Educação.
Cada diretor e diretora dessas escolas também receberam certificados em agradecimento ao trabalho realizado por elas durante as chuvas. Todas as essas unidades foram pontos de apoio e abrigamento de famílias desabrigadas. “Uma rede de solidariedade se formou depois das chuvas, principalmente dentro das escolas. Durante 24 horas todas essas equipes que estão aqui hoje trabalharam incansavelmente não apenas para dar assistência aos alunos, mas aquelas famílias que perderam tudo e precisaram ser acolhidas e cuidadas. Agradecemos a Fundação Telefônica Vivo por ter escolhido a Educação para ajudar nessa nossa retomada”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
O diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo Americo Mattar ressaltou o espírito de solidariedade em colaborar com a reconstrução da cidade. “Diante desta tragédia que a população enfrentou, ficamos muito impactados com a situação e a forma que encontramos para ajuda a Cidade foi apoiando a Secretaria de Educação para retomada das aulas”, disse. “Parabenizo cada um dos diretores aqui presentes e a toda comunidade Escolar e equipe da Secretaria, que sem descanso acolheram famílias inteiras na crise e não pouparam esforços para a retomada das aulas”, acrescentou. Há 23 anos no Brasil, a instituição é uma das responsáveis pela esfera social no conceito ESG da Vivo, com foco em apoiar a “digitalização da educação pública”, voltada para o desenvolvimento das competências digitais de educadores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
A secretária de Educação Adriana de Paula também agradeceu ao empenho e dedicação de todos os diretores e diretoras das escolas que serviram de pontos de apoio e abrigamento. “A educação do nosso município é formada por guerreiros e guerreiras que não desistiram e não desanimaram”, destacou a secretária.
Além das 19 escolas da rede municipal, os equipamentos da Fundação Telefônica Vivo também foram doados à Secretaria de Educação, que teve o primeiro andar do prédio (localizado na Rua da Imperatriz, na Praça da Águia) inundado nos dias 15 de fevereiro e 20 de março. Documentos, mobiliários e aparelhos foram perdidos. “Assim que recebemos a ligação da Fundação Telefônica Vivo nos foi perguntado o que estávamos precisando, pensamos na hora na recomposição desses equipamentos perdidos, não apenas na Secretaria, mas também nas escolas mais atingidas pelos dois temporais”, contou Adriana de Paula.