A Firjan realiza em 09/12, às 9h, no auditório da Firjan SENAI, uma reunião para apresentar às empresas com regime de Lucro Real e pessoas físicas, como é possível contribuir com projetos sociais para crianças e adolescentes de Petrópolis através do Imposto de Renda. O uso do imposto devido vai de 1% para pessoas jurídicas até 6% para pessoas físicas e já poderá ser utilizado para benefício em 2020.
Especialistas em projetos de Responsabilidade Social da Firjan, membros do Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Petrópolis (CMDCA), Ministério Público e representantes do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) vão apresentar as características, regras e benefícios dos projetos de Responsabilidade Social.
O foco da ação é apresentar o Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o Funcria, e as instituições e projetos habilitados a recebem a transferência de recursos. O valor arrecadado no Funcria em 2018 e 2019 é o maior já registrado pelo conselho: cerca de R$ 3,2 milhões. Parte desses recursos já viabiliza projetos colocados em práticas por instituições que fazem parte do CMDCA, que comprovam regularmente o uso dos recursos através das prestações de contas. Uma das vantagens de investimento no Funcria é a possibilidade do patrocinador escolher qual o projeto deseja direcionar os recursos.
O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrópolis – é um instrumento alternativo para o investimento em programas e projetos que atendam às políticas públicas voltadas para a promoção da educação, saúde, segurança, cidadania e qualidade de vida de meninos e meninas de 0 a 18 anos, em especial aqueles que vivem em situação de risco pessoal e social, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.
O encontro é gratuito e será realizado no auditório da Firjan SENAI (Rua Bingen, 130 – Bingen).