Quem ainda não conferiu a mostra “Pinturas de Claudio Kuperman – O mais lírico de todos nós” tem até o domingo, dia 16, para apreciar a exposição do artista. A mostra está em cartaz na Casa de Petrópolis Instituto de Cultura e pode ser visitada a partir de quarta-feira, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida, das 10h às 18h.
A mostra reúne obras de diferentes fases da vida do artista, que além de pintor, também era desenhista, escultor, gravador e professor. Nascido em São Paulo, em 1943, estudou com grandes nomes das artes plásticas e morou na Holanda, onde fez estágio no Stedelijk Museum; e em Milão, aprimorando ainda mais sua arte. De volta ao Brasil, expôs nos museus mais importantes do país.
Casa de Petrópolis aberta no feriado
Além de conferir a exposição, o visitante pode aproveitar o feriado para conhecer o interior de um dos pontos turísticos mais emblemáticos de Petrópolis. Idealizada no final do século 19, a casa reuniu estilos europeus com as modernidades que começaram a surgir à época. Sua construção, executada pelo alemão Karl Spangenberger e feita com mão de obra de imigrantes, foi concluída em 1884. Seus jardins, cuja visitação é gratuita, foram projetados pelo botânico Auguste Glaziou.
A beleza do espaço foi reconhecida e levada à casa dos brasileiros como cenário de novelas como Era Uma Vez e Esplendor, por exemplo. Ao longo dos anos, recebeu diferentes nomes, sendo um dos mais famosos, Casa dos Sete Erros, devido a sua assimetria entre suas torres. Atualmente, é um espaço multicultural, que recebe não apenas visitantes para conhecer sua história, mas exposições, concertos e outros eventos.
Parte do roteiro a pé da cidade, a Casa fica localizada no número 716 da Avenida Ipiranga, no Centro Histórico. O valor do ingresso para conferir o interior do espaço é R$ 12 a inteira e R$ 6 a meia entrada. A casa funciona das 10h às 16h, de terça a domingo, e conta com estacionamento rotativo no local.