Economia Últimas Notícias

Fecomércio RJ oferece loja virtual para amenizar perdas com a covid-19

Por Alana Gandra – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

A Federação do Comércio do estado (Fecomércio RJ) firmou convênio com uma empresa que desenvolve plataforma digital para oferecer para as empresas filiadas à entidade uma loja online.

A medida vei depois que pesquisa feita em abril, com 1.028 empresários de todo o estado do Rio de Janeiro, que apontou que 75% das empresas fluminenses não comercializam seus produtos pela internet,

O assessor da presidência da Fecomércio RJ, Marcelo Novaes, explicou hoje (15) à Agência Brasil que não se trata de um ambiente comum para as lojas oferecerem seus produtos. “É uma loja virtual para cada empresa, personalizada, onde essa empresa com quem a gente fez o convênio, a Convem, vai dar todo o suporte técnico, inclusive posicionamento no Google, para quando alguém buscar pelo produto ou pelo nome da empresa consiga identificar na primeira página do Google que é uma loja online, detalhou Novaes.

A loja virtual está sendo disponibilizada pela Fecomércio RJ para todo o estado, por meio dos 59 sindicatos filiados, espalhados pela capital e pelo interior fluminense. Segundo o assessor, a adoção dessa loja online traz de imediato para os empresários a possibilidade de venderem ao público no momento em que estão impedidos de abrir suas lojas devido à pandemia do novo coronavírus. “Pode amenizar os prejuízos no meio dessa pandemia, com as restrições do estado do Rio de Janeiro e dos municípios com relação à abertura dos estabelecimentos”.

Para o futuro, Novaes disse que a loja online traz para os empresários do ramo do comércio a possibilidade de eles terem mais uma oportunidade de negócio que não tinham até então. “Servirá para aumentar os ganhos no futuro, principalmente para as próximas gerações dos micro e pequenos empresários que, em sua maioria, são empresas familiares e têm dificuldade de acesso à tecnologia”. Marcelo Novaes salientou que os empresários não terão custo com a implantação da loja online, mas sim pagarão 3% do valor dos pedidos de venda que receberem, que serão revertidos em favor da empresa que desenvolveu a plataforma.

Para ter o serviço, basta o interessado entrar no site da Fecomércio e será redirecionado para o endereço eletrônico da Convem, onde preencherá um questionário e receberá todas as informações. “Logo em seguida, ele terá a loja online aberta”.

Comércio eletrônico

Sondagem realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com 903 empresários do estado entre os dias 6 e 10 de maio, reforça a necessidade de o setor investir no comércio eletrônico. De acordo com a pesquisa, 85,7% dos entrevistados relataram piora no faturamento bruto nas duas primeiras semanas de abril, comparativamente ao mesmo período de março, quando foram decretadas as primeiras medidas de distanciamento social devido à pandemia do novo coronavírus. A queda média no faturamento foi de 50,9%.

A estimativa do IFec RJ é que cerca de 108 mil trabalhadores do setor de comércio e serviços tenham perdido o emprego nesse período de isolamento social, iniciado no fim de março no Rio de Janeiro: 33,1% dos comerciantes que têm algum empregado demitiram desde o início da quarentena.

Related posts

Câmara de Petrópolis e UERJ vão usar tecnologia 3D para reproduzir detalhes do Palácio Amarelo em Projeto de visita virtual

admin

Câmara aprova criação de centro de referência em tratamento de esporotricose em animais

admin

CNJ pune juiz que notificou Exército para recolher urnas eletrônicas

admin

Deixe um comentário