Cidade Destaques Últimas Notícias

Feiras: aumento da oferta nos bairros e os cuidados na prevenção

Desde que a Petrópolis iniciou as ações de prevenção ao coronavírus, alguns programas tradicionais da cidade tiveram que sofrer alterações. Um dos exemplos é a feira livre. No Centro a quantidade de barracas diminuiu em 50%. Mas, para dar mais opções para esses trabalhadores e também para evitar que a população tenha que sair de casa e se deslocar para o Centro para encontrar os produtos, as feiras nos bairros continuam acontecendo e, inclusive com novos pontos distribuídos na cidade.

O município conta, agora, com 16 feiras semanais distribuídas na cidade: novos pontos de vendas já estão funcionando na Praça de Secretário (sexta e sábado) e na Rua Manoel Torres (sexta-feira). Em Cascatinha também haverá uma feira – que vai começar ainda nesse mês. Outros bairros também estão sendo estudados como o Duchas. A organização está sendo feita com o auxílio da Associação dos Feirantes.

“Sabemos o quanto é importante para os produtores poderem escoar as suas produções. A feira do Centro, que é a maior, teve que diminuir, mas, os feirantes foram muito compreensivos, aderiram ao espaçamento entre as barracas, disponibilizaram local para lavar as mãos e também álcool em gel. Mas, percebemos que o aumento no número de pontos de vendas também poderia ajudar nesse momento difícil e já estamos articulando as novas feiras”, explicou o prefeito Bernardo Rossi.

A expectativa é de que as novas feiras comecem a funcionar nesse mês. “As feiras nos bairros são menores, quantidade controlada de barracas que também seguem as orientações com relação a higienização. Ter um local de compra no bairro facilita a vida dos moradores que não precisam sair de perto de casa para fazer as compras e incentiva e auxilia os produtores que precisam vender para continuar com as suas produções”, conta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.

Alguns produtores que participam das feiras já disponibilizam, inclusive, o serviço de delivery. Nas próprias barracas, eles disponibilizam as informações sobre entregas. No Hortomercado, o delivery também está funcionando e os pedidos podem ser feitos através do telefone, como 99212-9474. Orgânicos podem ser adquiridos pelo número 97403-3146. Vale salientar que o Hortomercado também está funcionando com atendimento ao público nas sextas, sábados e domingos.

“É um setor que não pode parar. A agricultura tem uma importância muito grande na economia da cidade e com muita responsabilidade esses produtores estão se adaptando as a essa nova situação. Nossa preocupação é a de seguir as orientações do governo com relação à prevenção, sem deixar de lado a preocupação econômica das famílias dos produtores”, explica o diretor do Departamento de Agricultura, José Maurício Soares.

Related posts

Decreto regulamenta crédito consignado no Auxílio Brasil

admin

Presidente deixa hospital após desconforto abdominal

admin

Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí vai se apresentar pela primeira vez no Theatro Municipal do Rio

admin

Deixe um comentário