Petrópolis conta atualmente com 14 feiras semanais, distribuídas nos bairros da cidade. Além da qualidade dos alimentos e a possibilidade de preços melhores, as feiras contam com cerca de mil trabalhadores atuando na venda direta, o que fortalece a economia e o setor agrícola da cidade. Nesse ano, de acordo com o planejamento do Departamento de Agricultura, mais duas feiras devem ser implantadas na cidade.
“São pessoas que têm uma rotina nada fácil, mas que desde cedo se preparam para oferecer o melhor para o consumidor final. Preço, qualidade e a tradição que são referência na cidade. Além das feiras maiores, que ocorrem no Centro e Alto da Serra, há feiras em bairros diferentes, o que facilita o acesso do público aos produtos”, explica o prefeito Bernardo Rossi.
Em 2019, foi implantada mais uma feira, aos sábados, na Posse e a expectativa é de que mais duas sejam estabelecidas, no Centro – com venda de orgânicos e no Carangola. “Estamos programando mais duas feiras para estimular ainda mais a venda direta e para apoiar os produtores. O setor agrícola é um destaque na nossa economia e o estimulo é necessário para o aumento da produção”, conta o diretor do Departamento de Agricultura, José Maurício Soares.
Para garantir a fidelidade do público, vale de tudo: promoção, maquinas de cartão e até adaptações nas barracas. “Temos áreas reconhecidamente produtoras de alimentos de qualidade, inclusive de orgânicos e o movimento na feira contribui para o sustento de muitas famílias petropolitanas. Para conquistar a clientela, os feirantes estão apostando em novas formas de pagamento e até adaptações nas barracas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini.
De acordo com o Departamento de Agricultura, as maiores feiras são a do Centro, Alto da Serra e Corrêas. As feiras ocorrem das 6h às 13h30. No domingo a venda ocorre no Alto da Serra, São Sebastião, Itamarati, Corrêas, Nogueira e Duarte da Silveira.
Na terça-feira tem a feira do Centro. Já na quinta-feira tem venda direta no Henrique Raffard (Bingen) e Praça Pasteur. Nas sextas, a feira ocorre na Francisco Manoel e General Rondon (Quitandinha). No sábado, no Centro, Valparaíso e Posse.