A Feira Literária Internacional de Petrópolis (Flipetrópolis) está dando boas vindas antecipadas à alta temporada, que normalmente se inicia com o inverno na cidade, impulsionando a economia já no início de maio, ainda no outono. O reflexo já pode ser percebido no setor de hospedagem e alimentação, no Centro da cidade, com aumento do movimento já a partir do feriado, em 1º de maio, data de abertura do evento.
Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindTurismo) acredita que ter uma programação relevante durante todo o ano é importante para que pessoas de outras regiões procurem a cidade, se hospedem e movimentem também setores como comércio e serviços. “A arquitetura e história de Petrópolis já são atrativos da cidade, mas para que a gente possa reter esse turista para que fique por mais dias, os grandes eventos são fundamentais”, disse.
Proprietário de um bar e restaurante na Rua 13 de Maio, Augusto Pelegrini disse que houve um aumento de 20% do movimento desde o início da feira e acredita que este número deve crescer no fim de semana. “Nossa expectativa é ainda mais positiva para o sábado e domingo, que deve atrair mais pessoas para a Flipetrópolis e, consequentemente, aumentar o nosso movimento, principalmente no horário do almoço”, diz.
Para Germano, além de ser uma oportunidade para quem vem de fora, grandes eventos também são importantes para os moradores, que têm mais uma oportunidade de cultura, entretenimento e lazer. Neste caso, em um espaço importante historicamente, que é o Palácio de Cristal. “Sediar grandes eventos cria também um senso de orgulho e pertencimento na comunidade local. Os moradores se sentem parte de algo importante”, acrescenta.