A realização de grandes eventos, como o Rock The Mountain que ocorre neste mês em Itaipava, é impulsionadora do turismo durante a baixa temporada na cidade. Para este fim de semana, a expectativa é de 90% de ocupação em hotéis de Itaipava e região e o movimento se reflete também no Centro Histórico. Para Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação (SindTurismo Petrópolis), é preciso investir cada vez mais para atrair esses grandes eventos para a cidade, que estão diretamente relacionados à geração de emprego e renda.
“Novembro é um mês de baixa temporada e vamos ter um saldo positivo nos primeiros fins de semana por conta do festival. Isso reforça a necessidade de Petrópolis buscar mais eventos e divulgar para que tenhamos o turista procurando a cidade durante todo o ano e não apenas no inverno”, afirma Germano.
Neste ano, o saldo do inverno em Petrópolis foi de retomada dos níveis pré-pandemia. Segundo Germano, a cidade demorou um pouco mais nessa recuperação em comparação com outros destinos turísticos do país por conta das chuvas de fevereiro e março.
“Nossa expectativa agora é com o período do fim de ano. Temos a Copa do Mundo que ajuda a movimentar bares e restaurantes e logo depois a programação do Natal Imperial, que esperamos que ajude a atrair visitantes para que possamos pelo menos manter as taxas de ocupação que alcançamos ao longo dos últimos meses e para que a geração de empregos continue em alta”, destaca.