Uma boa ideia e a vontade de ajudar o próximo motivaram duas irmãs de Petrópolis a confeccionarem face shield – as proteções faciais que complementam o uso das máscaras – para doar para a Prefeitura. O objetivo era produzir uma ferramenta que pudesse ser utilizada pelos funcionários públicos no enfrentamento ao novo Coronavírus. A inspiração veio de um youtuber de São Paulo, que produziu vídeos tutorias ensinando a produzir o equipamento.
“A gente viu o vídeo na internet, gostou da ideia e resolveu fazer também”, conta Aline Pissurno que, assim como a irmã Marina Nassif, é engenheira. “Nós temos uma impressora 3d, pegamos o gabarito e começamos a imprimir, a produzir as máscaras”, revela.
Ao todo, elas produziram em casa 38 face shields, que agora poderão ser utilizadas como mais uma proteção dos agentes públicos, das diferentes secretarias municipais, que não interromperam os serviços públicos essenciais e seguem trabalhando durante a pandemia. “A gente entendeu que seria importante doar para o setor público, onde seria mais importante do que no setor privado. Se cada um fizer algo para ajudar, da maneira que puder, vai ficar mais fácil para todo mundo enfrentar esse momento”, avalia Aline.
A doação foi recebida nesta sexta-feira (17.07) na prefeitura e será encaminhado em breve para a Secretaria de Saúde, para que possa ser distribuído entre os funcionários que atuam diretamente no atendimento ao público, no cuidado diário com os pacientes e familiares nas principais unidades de saúde do município.