Petrópolis foi escolhida pelo Senado Federal para receber o primeiro evento público das comemorações do Bicentenário da Independência. O lançamento do website “Itinerários Virtuais da Independência” da Comissão Curadora acontece nesta sexta-feira (3) no auditório da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e contará com a participação de alunos da Escola Municipal Maria Campos da Silva. O evento é uma parceria da Prefeitura e do Senado Federal e terá a presença do prefeito Rubens Bomtempo; do governador Claudio Castro; do presidente do Senado Rodrigo Pacheco; dos senadores Randolfe Rodrigues, Carlos Portinho e Jean Paul Prates e do deputado federal Hugo Leal.
“A história de Petrópolis se junta com a da família imperial brasileira por esse motivo vários eventos pelo bicentenário vão acontecer aqui. É uma honra para nós estarmos promovendo o lançamento do website que será um instrumento de estudo dessa parte importante da nossa história pelos nossos alunos”, comentou o prefeito Rubens Bomtempo.
O website, que foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Senado Federal, é totalmente interativo e contando com diversos conteúdos multimídia onde serão indicadas as narrativas históricas sobre o processo que conduziu à Independência do Brasil. Após o lançamento, a ferramenta estará disponível no site do Senado para utilização em salas de aula e também como instrumento de pesquisa para toda a população.
“Cada dia mais usamos os meios tecnológicos dentro dos espaços escolares para projetos pedagógicos e desenvolvimento educacional dos alunos. Esse website vai proporcionar uma interação dos estudantes dentro das salas de aula”, disse a secretária de Educação Adriana de Paula.
O site abrigará animações em vídeo, fotos e documentos históricos, criando narrativas visuais atraentes, com linguagem acessível, vídeo aulas com produções inéditas com especialistas em temas relacionados à Independência do Brasil, além de conter podcasts que proporcionarão uma reflexão acerca do conhecimento histórico. O objetivo é estabelecer diálogos com públicos heterogêneos tanto do mundo acadêmico quanto do usuário interessado no processo da Independência e constituição do Estado brasileiro.