Direto de Ipanema, os artistas Vanda Klabin e John Nicholson irão participar do IV Encontro Plástico, promovido pela Casa de Petrópolis, com mediação de Luiz Aquila, no próximo sábado, dia 02, às 16h e com transmissão direta pelo YouTube da Casa. Os três artistas irão dialogar sobre arte e seu processo e exposição.
A Exposição “Juntos” homenageia o Rio através de desenhos e fotografias que se referem à praia e ao mar de Ipanema sob diferentes aspectos, além de pinturas abstratas de Nicholson. São obras que estarão à disposição do público até o próximo dia 10.
Há mais de 40 anos no Brasil, o americano John Nicholson tem as praias da Zona Sul como principal cenário de suas obras. Em “Juntos”, ele, que foi professor de vários artistas, alunos do Parque Lage, apresenta aquarelas da série “A Rita Levou…”, inspirada na jornalista Rita Capell, uma legitima moradora de Ipanema. John criou estreita relação com o cenário do qual hoje resulta a mostra, onde fotografa e pinta sua musa em momentos como o jogo de altinha na praia, o balanço a caminho do mar e ao violão no fim do dia.
Uma das principais curadoras do país, Vanda Klabinnasceu em Ipanema, onde passou parte da infância. Voltou a viver no bairro na década de 1990, de onde fotografa quase diariamente de sua janela o amanhecer e o entardecer na praia. Sempre inquieta e envolvida com inúmeros projetos ao mesmo tempo, em “Juntos” ela apresenta ao público esses registros, que também costuma postar no Instagram e passaram até́ a ser referência para os surfistas observarem o movimento das ondas.
“Os Encontros da Casa de Petrópolis” têm o apoio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Edital Maria Luiza do Instituto Municipal de Cultura, com recursos do Fundo Municipal de Cultura.
A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura fica no número 716 da Avenida Ipiranga, no Centro Histórico de Petrópolis. Os ingressos para exposição custam R$ 12 a inteira e R$ 6 a meia entrada. O espaço funciona de quarta a domingo, das 10h às 16h.