Cidade Destaques Últimas Notícias

Mais 300 kg de lixo eletrônico recolhidos pelo Meio Ambiente

A etapa na Praça Dom Pedro, no Centro, da campanha de recolhimento de lixo eletrônico arrecadou mais de 300 kg de material na última sexta-feira (29.11) e no sábado (30). Foram entregues os mais variados produtos, como monitores e peças de computadores, televisores, impressoras e ventiladores, que foram encaminhados para o Centro de Excelência e Referência Tecnológica (CERT) nesta segunda (02). A iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente tem a finalidade de facilitar o descarte correto dos produtos eletrônicos.

A campanha, que teve início em dezembro do ano passado, recolheu quase cinco toneladas de material em dez etapas realizadas. Outro objetivo da ação é conscientizar os petropolitanos sobre o quanto esse tipo de produto pode prejudicar a natureza. “Facilitamos o descarte desse lixo eletrônico para a população no mesmo dia da Black Friday, momento em que muitos aproveitam para fazer novas compras”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

O lixo eletrônico contém substâncias como chumbo, mercúrio, cádmio e berílio que, ao serem descartados incorretamente, poluem o meio ambiente. De acordo com a Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas desse tipo de resíduo em todo o mundo, sendo que até 2021 esse número deve crescer 17%.

“Além do recolhimento, orientamos também a população sobre a importância do descarte correto do lixo doméstico e de preservar a natureza. Já realizamos a campanha em Nogueira e em Corrêas, facilitando a vida de quem mora nos bairros. No ano que vem, estamos planejando realizar a campanha em mais locais”, disse o responsável pelo setor de educação ambiental da pasta, Anderson Campos.

Com mais essa iniciativa com foco na preservação ambiental, a prefeitura está cumprindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos. “Desde o início da gestão estamos trabalhando neste sentido. Somos a cidade mais bem colocada da Região Serrana no ranking do ICMS Verde em 2018 e a 8ª no ranking entre as 92 cidades do Estado do Rio de Janeiro por conta desse trabalho. O objetivo avançar ainda mais com essas ações”, garante o prefeito Bernardo Rossi.

A campanha é mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Em mais de dois anos, o IA envolveu mais de cinco mil alunos em atividades de educação ambiental variadas, como apresentação de eco filmes informativos, caminhadas ecológicas e palestras. “É muito importante que essa consciência ambiental aconteça o mais cedo possível entre os jovens”, completa Fred Procópio.

Related posts

Unicef lança laboratório para inclusão de jovens no mundo do trabalho

admin

Witzel tem 20 dias para apresentar provas em processo de impeachment

admin

Pedro Ribeiro, Ana Petkovic e DJs Julinho e Mike Pitzer se apresentam nesta semana no Soberano

admin

Deixe um comentário