Cidade Destaques Últimas Notícias

Médicos e enfermeiros de Petrópolis recebem capacitação para o atendimento de pessoas vítimas de acidentes com animais peçonhentos

A cidade de Petrópolis recebeu nesta quinta-feira (3) profissionais do Instituto Vital Brazil e da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES) para reforçar a capacitação de médicos e enfermeiros no atendimento de pessoas vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O objetivo é qualificar os profissionais, garantindo respostas mais rápidas e eficientes em situações de emergência.

“Nós ouvimos o pedido da população e buscamos abrir uma nova referência para atendimento de pessoas vítimas de animais peçonhentos. Agradecemos imensamente à Secretaria de Estado de Saúde e ao Instituto Vital Brazil que nos permitiu ampliar este atendimento e hoje estão reforçando a capacitação dos nossos profissionais para o atendimento de saúde” comentou o prefeito, Hingo Hammes.

A capacitação desta quinta-feira aconteceu no Campus Petrópolis da Universidade Estácio de Sá e faz parte de outras ações que estão acontecendo na cidade desde o fim do mês de março. Médicos, enfermeiros e demais profissionais de saúde puderam aprimorar seus conhecimentos, aprendendo a identificar sinais de acidentes, administrar antídotos e tomar decisões rápidas em momentos de emergência.

Na quarta-feira (2), o IVB abriu suas portas e sediou um treinamento para profissionais da Defesa Civil e da Guarda Municipal de Petrópolis. São agentes que atuam no primeiro atendimento às vítimas. A capacitação contou com a presença do diretor científico do IVB, Luís Eduardo Cunha, e dos biólogos especialistas Cláudio Maurício e Cláudio Machado.

“Esses treinamentos são essenciais para garantir que os profissionais saibam como agir em momentos de pressão extrema, onde o tempo é crucial. A parceria constante entre a saúde pública e os especialistas em biologia fortalece nossa rede de atendimento e assegura que as equipes estejam sempre preparadas para lidar com situações de risco,” afirma Alexandre Chieppe, diretor presidente do Instituto Vital Brazil.

A Prefeitura de Petrópolis abriu uma nova referência em Saúde na Unidade Pré-hospitalar do distrito de Pedro do Rio para atendimento de vítimas de animais peçonhentos. A nova referência foi aberta para atender um pedido de moradores do quarto distrito. Além de Pedro do Rio, o município mantém uma referência para este tipo de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento de Cascatinha.

“Nós estamos atentos às necessidades da população e logo buscamos ajuda do Governo do Estado para ampliar esse atendimento e, assim, garantir segurança para a população de Petrópolis”, comentou o Secretário de Saúde, Luís Cruzick.

No sábado, dia 12 de abril, está marcada uma ação na Vila de Secretário, região rural e turística de Petrópolis, que receberá um evento dedicado à população local. Serão palestras, exposição de animais peçonhentos, cartilhas educativas e orientações de saúde. As ações fazem parte de uma parceria da Prefeitura de Petrópolis com a Secretaria de Estado de Saúde e o Instituto Vital Brazil.

Related posts

Governo publica calendário de pagamento de emendas parlamentares

admin

Brasileiro sem carro acha mais seguro usar bicicleta durante pandemia

admin

PGR insiste para que Meta entregue vídeo postado por Bolsonaro

admin

Deixe um comentário