Cultura e Lazer Últimas Notícias

Música lírica espanhola vai tomar conta da Casa de Petrópolis neste sábado

A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura recebe, pela primeira vez, o espetáculo Zarzuelas sin Frontera, um concerto de música lírica espanhola, que promete encantar o público. Reunindo o tenor André Figueiredo, o pianista Alexandre Cordoni e com participação da soprano Loren Vandal, a performance está marcada para o próximo sábado (30.04), a partir das 18h.  Na mesma data, a partir das 19h30, a Casa recebe o lançamento dos livros Matrioska de Chita e Os Magadaes, na primeira edição do Encontros das Palavras. 

No espetáculo, a imersão no universo espanhol é completa, através de uma cuidadosa seleção de músicas, peças solo, elementos cenográficos, textos e traduções, num programa feito para surpreender o espectador. Os temas giram sempre em torno do cotidiano popular e multicultural espanhol, com influências árabe, judaica e cigana.

“A zarzuela é um gênero que parece com a ópera, mas que conta com uma obra de teatro e números musicais. Tenho certeza que o público vai gostar dessa apresentação, pois trata-se de uma experiência nova e imersiva”, destaca a diretora executiva do espaço, Rachel Wider. 

O espetáculo vai apresentar um panorama da cultura espanhola por meio do gênero que já capturou as mais diversas cenas da vida e do imaginário deste povo, cantando suas lutas e amores, ecoando pelos sons das ruas.

As peças programadas para a apresentação podem levar o ouvinte ainda a locais distantes, como Síria e Índia, ou para a Sevilla de uma Andaluzia idealizada (estética conhecida como Alhambrismo, em referência ao castelo de Alhambra), de um passado romântico e místico, de ciganos e árabes, para as sangrentas batalhas e revoluções da época, ou mesmo para leves cenas cômicas.

Os convites são limitados e custam R$ 30 a inteira e R$ 15 a meia entrada. Eles podem ser adquiridos pelo culturacasadepetropolis@gmail.com e pelo WhatsApp (24) 99318-6716. A Casa de Petrópolis funciona à Avenida Ipiranga 716, no Centro Histórico. O espaço possui estacionamento rotativo. 

Programa

1 – “Ten Ninfa piedad” – Acis y Galatea (1708) – A. de Literes  – André Figueiredo, Tenor

2 – “Cara Gitana del alma mia” – Gitano por Amor (1828) – M. García – André Figueiredo, Tenor

 3 – “Antoñita – Polka Op 11” – F. Alonso – Alexandre Augusto, Piano

4- “Costa de la Levante” – Marina (1843) – E. Arrieta – André Figueiredo, Tenor

5 – “Bella enamorada” – El ultimo romântico (1928) – R. Soutulo y J. Vert – André Figueiredo, Tenor

6 – “Carlos V – Pasodoble Op. 2 “ – F.  Alonso – Alexandre Augusto, Piano

7 – “De este apacible rincón de Madrid” – Luisa Fernanda (1932) – F. M. Torroba – André Figueiredo, Tenor

8 – “No puede ser” – La Tabernera del puerto (1936) – Pablo Sorozabal – André Figueiredo, Tenor.

Related posts

Arcabouço fiscal volta a ser tema de discussões na Câmara nesta semana

admin

Petrópolis abre vantagem na semifinal da Copa Rio

admin

UFRJ ajuda associações a tornar produtos rurais mais atrativos

admin

Deixe um comentário