Cidade Destaques Últimas Notícias

Novembro Azul: CTO vai oferecer exames gratuitos de PSA

O Centro de Terapia Oncológica (CTO) vai oferecer no próximo dia 23 de novembro, exames gratuitos de PSA dentro da campanha do Novembro Azul, que busca conscientizar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A ação vai ocorrer na unidade do CTO do SUS, que fica no Hospital Alcides Carneiro, às 8h.

Podem participar homens com mais de 45 anos, caso haja histórico familiar da doença, e, homens negros também a partir desta idade, devido ao maior risco para o câncer de próstata. Homens acima de 50 anos, sem histórico familiar, também podem fazer o exame. Para isso, é necessário preencher o cadastro disponível neste link. As vagas são limitadas. O CTO do HAC fica na Rua Vigário Corrêa, nº 1.345, em Corrêas.

A iniciativa ocorre por meio de uma parceria com o Laboratório de Corrêas e a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é auxiliar na detecção precoce da doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o tipo mais incidente de câncer nos homens em todas as regiões do país. A estimativa do Inca é que no triênio de 2023 a 2025 sejam diagnosticados 71.730 novos casos do câncer de próstata, o que corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens.

Oncologista do CTO, Bernardino Ferreira diz que realizar o exame de PSA é uma medida essencial, assim como realizar as consultas com o urologista uma vez por ano. “Essa parceria de ação no CTO, que já está em seu quinto ano, tem como objetivo não apenas facilitar o acesso ao exame, mas também conscientizar os homens sobre a importância de cuidarem da sua saúde. Estamos comprometidos em oferecer informações, acolhimento e um cuidado integral aos nossos pacientes, reforçando a ideia de que a prevenção salva vidas”.

Diretor Administrativo do Laboratório de Corrêas, Leonardo Silveira destaca que ao longo dos anos, a iniciativa tem crescido e se consolidado como uma das mais importantes do calendário de saúde local, ajudando a transformar a realidade de muitos homens. “O engajamento da população e o suporte contínuo das instituições parceiras ampliaram o alcance da ação, proporcionando um número maior de atendimentos”, afirma.

Secretário de Saúde do município, Ricardo Patuléa, ressalta que um dos desafios da saúde do homem é o imaginário social que ainda é muito contaminado pelo preconceito. “Muitos ainda acreditam que buscar atendimento, buscar a prevenção, pode acabar afetando a masculinidade. Dessa forma, a campanha Novembro Azul é fundamental para ajudar a quebrar esse imaginário e sensibilizar os homens para a prevenção. Em comparação às mulheres, os homens estão bem acima em relação às doenças e agravos e nós ainda temos particularidades em relação à saúde com doenças bem incidentes como o câncer de próstata, doenças cardiovasculares e câncer de pulmão, por exemplo”, afirma.

Related posts

Câmara aprova projeto que cria o comitê municipal de chuvas 2022

admin

Saúde monitora dois casos suspeitos de varíola dos macacos

admin

Bolsa volta a níveis pré-pandemia com esperança de vacina

admin

Deixe um comentário