Cidade Últimas Notícias

Núcleo de Programas Socioassistenciais é reformado e ampliado no Centro

Centralizar importantes atividades da Secretaria de Assistência Social é o objetivo do novo Núcleo de Programas Socioassistenciais. O prédio, que fica na Rua D. Pedro, no número 199, no Centro Histórico, onde antes funcionava um CREAS e o NAPE-IJ (Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado Infanto-Juvenil), agora abriga seis serviços voltados para a população em vulnerabilidade social. O objetivo é facilitar a comunicação e melhorar a capacidade de gestão dos programas, além de torná-los mais acessíveis aos usuários. O espaço também passou por reformas.

            Nesta segunda-feira (13/07), o prefeito Bernardo Rossi visitou o espaço e acompanhou o trabalho que é realizado no núcleo. “A Assistência Social em Petrópolis tem uma equipe determinada, que trabalha com muito amor e carinho. Quem ‘bate nessa porta’ são pessoas que estão precisando muito. A maioria desses programas não existia antes ou eles ficavam muito soltos. Então a secretaria uniu os programas. Com esse núcleo nasce um novo modelo. A união de diversos programas centralizados em um local só”, explica o prefeito.

            No Núcleo de Programas Socioassistenciais continua funcionando o NAPE-IJ, que agora foi ampliado – além do container, é usada também uma sala. E o espaço abriga ainda o Programa Criança Feliz (o atendimento é domiciliar e lá funciona a gestão do programa); o Acessuas Trabalho (programa do Governo Federal de acesso ao mercado de trabalho); a gestão do Cartão Imperial; o cadastro de famílias para o Minha Casa, Minha Vida, e também é ali que se concentra toda a gestão das concessões de cestas básicas do primeiro distrito, dando assim mais acesso a população.

“Neste imóvel funcionava o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e houve a necessidade de o centro ir para outra casa. Então aproveitamos esse local para juntar a gestão de alguns programas que funcionavam em diferentes lugares. Isso facilita muito a comunicação entre eles. Num único espaço, podemos atender as pessoas, fazer cruzamento de dados e dar mais acessibilidade, por ser no Centro da cidade”, frisa a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.

            Só o Programa Criança Feliz atende mais de 500 famílias. É uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância. Já o Cartão Imperial tem 4 mil beneficiários. O Programa de Segurança Alimentar e Nutricional tem como objetivo atender famílias em situação de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar/nutricional.

O Programa Acessuas busca promover a integração dos usuários da assistência social ao mundo do trabalho, por meio de ações articuladas e mobilização social. E o programa Petrópolis Criança Cidadã – um convênio celebrado entre a Prefeitura de Petrópolis, Exército Brasileiro, Mitra Diocesana de Petrópolis, Vara da Infância e Governo do Estado – tem como objetivo prestar assistência a adolescentes do sexo masculino entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade social, visando a conquista da cidadania, através da educação integral.

O Nape realiza a escuta qualificada de crianças e adolescentes supostamente vítimas de violência sexual.  Lá é feito um trabalho especializado para a análise de cada denúncia de abuso sexual infantil. As crianças e adolescentes são encaminhadas pelo Conselho Tutelar, Delegacia ou Ministério Público.

Related posts

Covid-19: Brasil tem 129 mil mortes e 4,2 milhões de casos confirmados

admin

Salário dos professores da rede municipal em Petrópolis já supera piso nacional

admin

Receita anuncia regras do Imposto de Renda deste ano

admin

Deixe um comentário