O primeiro fim de semana da Oktoberfest Petrópolis reuniu mais de 30 mil pessoas no Parque Municipal em Itaipava. O dia mais cheio foi a quinta-feira, dia de Corpus Christi, quando cerca de 10 mil visitantes prestigiaram a festa. Nos distritos, a taxa média de ocupação nos meios de hospedagem ficou em 90,68% e, de acordo com os empresários locais, cerca de 30% das pessoas que buscaram um leito, foi por conta da festa.
Com atrações para todos os gostos, a Oktoberfest foi aberta com a participação de autoridades e dos visitantes que desde as primeiras horas da manhã de quinta já começaram a ocupar as mesas e bangalôs disponíveis no evento. Na sexta e no sábado, dias 17 e 18 respectivamente, cerca de 8 mil pessoas prestigiaram a festa e, no domingo, foram cerca de 5 mil.
“Estamos muito felizes com o resultado e, principalmente, com o feedback que estamos recebendo falando da cidade cheia, meios de hospedagem lotados e contratação de profissionais para atender a essa demanda. Preparamos um evento com muito cuidado e com o objetivo de que o público tivesse a melhor experiência possível. Para o próximo fim de semana vamos manter esse gás e fechar a quarta edição da Oktober com chave de ouro”, comemora o organizador da Oktoberfest, Antonio Nassif Jr.
Os empresários da cidade comemoram a movimentação que gera emprego e renda para toda a cadeia do turismo, além de impactar nos setores de comércio e serviços. “Precisamos desse drive para tocar a cidade”, afirma Guilherme Lacombe, dono da Pousada da Alcobaça.
Fabiano Barros, do Kastel Hotéis, disse que precisou de mão de obra extra para atender a demanda da Oktoberfest. “Contratei camareira e ajudante na cozinha para café da manhã. Outros hotéis também mencionaram contratações para o período”, afirmou Fabiano, que também é o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PCVB).
Marcelo Fiorini, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), destaca que eventos como a Oktoberfest reforçam o título de Petrópolis como capital estadual da cerveja e são importantes para toda a cadeia econômica. “A programação em si beneficia os participantes da feira, mas também, o comércio inteiro da cidade que abraça a ideia e se prepara para receber os visitantes. Neste feriado de Corpus Christi as vendas aumentaram 50% na comparação com o feriado do ano passado. O evento em Itaipava lotou a região e levou turistas para os polos de venda”, destaca.
Festa continua no próximo fim de semana
A festa retorna na sexta-feira (24), às 16h, e vai até domingo (26) com a mesma infraestrutura para receber toda a família. “É um evento para levar as crianças para brincar no espaço kids, para levar o pet para passear e ainda para curtir a programação musical, as batalhas vikings e toda animação que a Oktoberfest oferece”, acrescenta Antonio.
Durante todos os dias, o público pode contar com 16 cervejas artesanais e o tradicional chope pilsen da Bohemia. Comidas típicas alemãs e uma variedade de outras culinárias também agradam os paladares mais exigentes. Ao todo, são 10 restaurantes e oito foodtrucks no espaço. Os shows também são variados com ritmos para todos os gostos, além da banda alemã Spiel Und Charm.
Veja a programação musical do segundo fim de semana
Sexta (24)
20h – Baile do Zen
Sábado (25)
13h – Spiel Und Charm
14h30 – Spiel Und Charm
15h – Os Baioneiros
16h40 – Spiel Und Charm
18h30- Melissa Maluli
21h – Capital Elétrico
Domingo (26)
11h50 – Spiel Und Charm
12h40 – Spiel Und Charm
14h – Jonathan Francisco
15h30 – Spiel Und Charm
17h – SouS
20h – River Raid